Governo do Paraná mantém proposta de reajuste abaixo da inflação

O governo do estado do Paraná manteve, em reunião com os servidores estaduais realizada nessa terça-feira (19), a proposta de reajuste salarial de 5% pagos em duas parcelas sem datas definidas, índice abaixo da inflação. Enquanto a reunião acontecia, mais de 30 mil pessoas realizaram manifestação no centro de Curitiba exigindo respeito aos servidores estaduais e reajuste de 8,17%, correspondente à inflação.

Algumas categorias do serviço público paranaense, como os docentes das universidades estaduais e os professores da educação básica, estão em greve desde o final de abril. Com a manutenção da proposta do governo, as demais categorias de servidores estaduais foram orientadas pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES) a entrar em greve, transformando-a numa greve geral dos servidores paranaenses.

Um estudo realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) mostra que, ao contrário do que afirma o governo, há dinheiro para dar um reajuste real aos servidores estaduais. Isso se dá porque o governo do Paraná aprovou, em novembro de 2014, um pacote de reajustes que fez crescer a receita do estado em R$2,9 bilhões de reais por ano. Para cumprir com a lei da data-base é necessário que governo faça o repasse de pouco mais de 1 bilhão de reais por ano.

Informações de APP-Sindicato e EBC. Imagem de Adunicentro-SSind.