20 de Junho: mobilizações contra os ataques do Governo Richa

Diante aos diversos ataques que as universidades públicas estaduais estão sofrendo, todas as entidades que compõem o Comitê em Defesa das IEES (frente de luta que congrega entidades representativas dos três segmento das universidades) construíram paralisações e mobilizações neste dia 20 de junho em defesa desse patrimônio do povo paranaense.

A Sindunespar mobilizou sua categoria nos campi levando debates a comunidade acadêmica e outras intervenções que tiveram um caráter de denunciar as medidas do Governo.

Em Curitiba houve ações na FAP. Na manhã ocorreram falas à comunidade explicando o que a Unespar e as outras instituições vem enfrentando. A tarde e à noite ocorreram um debate sobre os temas.

Em Paranaguá houve um trabalho de mobilização junto a professores e estudantes, colocando todos a par da situação de desmonte da universidade que o governo vem implantando.

Em Campo Mourão durante todo o dia ocorreu um ‘esquenta’ para a Greve Geral Nacional marcada para o próximo dia 30. Ações com panfletagem e conversas com os trabalhadores da cidade tiveram na agenda. Durante a noite no campi, aconteceu uma fala durante o intervalo das aulas que contou com a participação de toda a comunidade acadêmica.

Em Paranavaí durante todo o dia ocorreram manifestações. Durante a manhã as ações foram com os acadêmicos dos cursos de Serviço Social, Educação Física e Admiração. À tarde, com acadêmicos do curso de Pedagogia. Durante a noite, houve uma grande mobilização com acadêmicos dos outros 11 cursos da Instituição.

Outras Universidades

A Universidade Estadual de Londrina parou as atividades. Os estudantes, agentes e estudantes fizeram um protesto no centro da cidade de Londrina contra as medidas.

A Universidade Estadual de Maringá também não teve aula. Houve diversas atividades nos campi e mobilizações contra a obrigatoriedade de adesão ao Meta4.

A Unioeste também parou as atividades e as mobilizações ocorreram em todos os campi.

Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa visitaram as escolas estaduais para conversar com estudantes e professores da rede sobre as ações que o governo vem fazendo com as universidades. Foi apontado como as medidas atacam a autonomia e dificulta os princípios da IEEs.

Manifestações também ocorreram na Unicentro e na Universidade Estadual do Norte Pioneiro.

Veja também