Nota do Fórum das AD’s sobre a defesa do Tide como Regime de Trabalho

O Fórum das AD’s do Paraná avalia que a mobilização dos docentes que estiveram presente no dia 24 de outubro/17, na Assembleia Legislativa do Paraná, resultou em expectativas positivas no que diz respeito à defesa do TIDE (Tempo Integral e Dedicação Exclusiva) como Regime de Trabalho.

Esse dia foi marcado por atividades que iniciaram pela manhã com uma reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na qual os docentes reafirmaram a importância do TIDE para a carreira docente e, sobretudo, para a garantia da existência das universidades estaduais públicas em sua essência que compreende o tripé: ensino, pesquisa e extensão.

Em seguida, o movimento docente pressionou a liderança do governo, através de uma conversa com o deputado Luiz Claudio Romanelli, reforçando o pedido para que a Casa Civil envie à ALEP o Projeto de Lei (de autoria da SETI) que regulamenta o TIDE como Regime de Trabalho. Dessa reunião os docentes reivindicaram que o envio aconteça até o dia 30 de outubro, uma vez que esse impasse se arrasta desde…

No período da tarde, o presidente da Paranaprevidência, Wilson Luiz Darienzo Quinteiro, afirmou durante reunião com os representantes do Fórum das AD’s que, segundo o parecer que será entregue ao governo até sexta-feira (27), durante reunião com o governo e a SETI, da forma como o TIDE está regulamentado no PL da SETI não gera incremento ao Estado, ou seja, é um parecer favorável ao projeto.

Durante a sessão plenária da ALEP, os docentes ocuparam a galeria e acompanharam por quase duas horas as falas dos deputados que apoiam a defesa do TIDE, com o objetivo de ampliar o apoio dos demais parlamentares quando da votação do PL da SETI.

Dessa forma, é importante reforçar a presença dos docentes nas caravanas à Curitiba, uma vez que essa presença fortalece a luta coletiva. Acompanhem os informes das seções sindicais em relação aos prazos e as próximas ações de mobilizações.

Veja também