Sindunespar esteve com agenda na terça em Curitiba

Nesta terça-feira, dia 30 de Maio, a Sindunespar (Seção Sindical dos Docentes da Unespar) esteve em Curitiba cumprindo uma ampla agenda de ações. A agenda foi realizada em conjunto com o CSD (Comando Sindical Docente) que representa as 7 universidades públicas do Estado do Paraná.

Na manhã (9h) no TELAB (Teatro Laboratório) da Unespar Curitiba, foi realizada uma plenária dos Comandos de Greve das Universidades Estaduais. Participaram docentes das 7 universidades do Estado que já estão em greve desde o meio do mês, e avaliaram as atividades, as mobilizações e definiram próximas ações que serão realizadas em conjunto.

No início da tarde, a atividade aconteceu em frente à ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná), onde foi realizado um ato com mobilização também dos estudantes, e posteriormente, os presentes foram para a Galeria, acompanhar a Sessão Legislativa.

Na oportunidade, o Secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Jr., apresentava a situação fiscal do Estado do Paraná. O que, com questões de deputados, deixou evidente a escolha política do Governo em não pagar o reajuste salarial. Também houve corpo a corpo com os deputados na tentativa de abrir um canal de diálogo com o Governo.

Após as ações do dia, os Comandos de Greve das IEEs se reuniram para uma avaliação, e entenderam como positiva as atividades do dia, principalmente sobre a visibilidade e a pressão exercida sobre os deputados da base aliada do governo. Em breve, sairá uma avaliação do CSD com mais detalhes das próximas ações.

Participaram da atividade docentes das 7 universidades do Estado: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O ato contou com diversos participantes do movimento estudantil.

Data-base é direito!
Ratinho, pague a nossa data-base já!