Nota Pública da Sindunespar

A Sindunespar – Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Paraná, em face ao decreto de pandemia global pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em decorrência do Covid-19, cancela as suas assembleias por tempo indeterminado e se coloca em defesa de ações coletivas de prevenção à propagação do vírus, bem como exige, por parte dos governos: Federal, Estadual e Municipal medidas que garantam a proteção de todas as pessoas, principalmente, as mais fragilizadas, que dispõem de poucos recursos para enfrentarem esse momento de crise sanitária.

Entendemos que todas as vidas humanas importam e, por isso, medidas urgentes devem ser tomadas para preservá-las. Nesse sentido, exigimos um conjunto de ações do Estado brasileiro:

• Revogação imediata do teto de gastos, a Emenda Constitucional 95 para aumentar os investimentos em saúde (SUS), em mais leitos, UTI’s e na estrutura dos hospitais públicos para enfrentar a pandemia do Covid-19;
  • Investimento no setor de Ciência e Tecnologia e na pesquisa sobre o vírus;
  • Ampla campanha de vacinação contra a gripe, pública e pelas empresas, para reduzir o fluxo de falsas suspeitas do Covid-19 nos hospitais;
  • Todas as instituições de saúde particulares devem ser obrigadas a atender suspeitos de infecção pelo Covid-19;
  • Que nenhum trabalhador seja demitido e que tenha estabilidade no emprego durante a pandemia do Covid-19;
  • Abono de faltas para os pais e mães com filhos pequenos com a suspensão de aulas ou de suspeita de infecção pelo vírus e necessidade de isolamento, assim como abono para os que cuidam de idosos;
  • Medidas de suspensão do trabalho precisam ser tomadas, se necessário. O lucro não pode estar acima da vida;
  • Licença remunerada para casos individuais e coletivos de quarentena. Casos que excederem os 16 dias de afastamento não devem necessitar de perícia do INSS;
  • Suspensão das aulas em todas universidades, bem como do trabalho de todos nos campus;
  • Controle dos preços de medicamentos, itens de higiene, alimentação e distribuição de alimentos às famílias carentes;
  • Extensão de tempo do seguro desemprego aos desempregados;
  • Proteção social e medidas de higiene a pessoas em situação de rua e imigrantes;
  • Isenção das tarifas de aluguel, água e luz aos mais pobres.

A VIDA HUMANA ESTÁ ACIMA DOS LUCROS PRIVADOS!
A VIDA HUMANA É O VALOR MAIOR!