Ações em Curitiba buscam solucionar questões do Tide

Nesta terça-feira, dia 24 de outubro, diversos professores das Universidades Estaduais do Paraná cumpriram agenda na Capital do Estado para tratar de questões referente ao Tide (Tempo Integral de Dedicação Exclusiva).

Às 10h da manhã, os docentes participaram de uma reunião na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP). Diversos deputados estiveram presente para tratar do assunto. Como encaminhamento, o Deputado Tercílio Turini irá encaminhar um ofício a Seti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) pedindo agilidade nas questões do Tide.

Os professores e Deputados discutiram ainda caminhos alternativos para tratar do assunto dentro da legislação atual, tentando solucionar o equívoco gerado pela decisão do Tribunal de Contas do Estado.

Logo após, em reunião com o Deputado Luiz Claudio Romaneli, liderança do governo na ALEP, buscaram o posicionamento do governo sobre o assunto. O Deputado afirmou que não tinha resposta, e que aguardava parecer da Paraná Previdência e da Secretaria da Fazenda. Diante disso, um grupo de professores se dirigiu ao Paraná Previdência para cobrar agilidade no parecer.

Um outro grupo continuou na ALEP. Lá, diversos deputados, por meio da tribuna livre, manifestaram seu apoio a situação enfrentada pelos servidores das Universidades Públicas Estaduais. Apontaram ainda a importância do Tide na garantia da qualidade do trabalho desenvolvido no ensino e pesquisa em todo o estado.

A Sindunespar continua na luta do Tide como Regime de trabalho.