Circular 02/2023 sobre as Atividades Essenciais

Considerando a deliberação da greve docente em assembleia no dia 09 de maio e o início da paralisação das atividades acadêmicas em 15 de maio, a comissão de ética do comando de greve comunica aos docentes, Reitoria, Pró-Reitorias, Diretores de Campus, Diretores de Centro de Área e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação que as atividades consideradas essenciais continuam sendo aquelas que:

a) Prestam atendimento social de caráter permanente (ex.: núcleos de atendimento jurídico, núcleo de atendimento à mulheres em situação de violência, programas de atendimentos à comunidade externa);
b) Aquelas que envolvam risco à manutenção da vida de animais e vegetais em experimentos laboratoriais;
c) Os trabalhos relativos ao andamento do processo seletivo simplificado para a contratação de professores colaboradores em regime especial.

Em face dos trabalhos já realizados por essa comissão e pelo entendimento estabelecido a partir dos pedidos protocolados com as referidas justificativas fundamentadas, essa comissão esclarece que também são consideradas atividades essenciais:

d) Estágios curriculares obrigatórios iniciados ou em andamento;
e) Atividades discentes e administrativas que envolvam financiamento externo e/ou que a sua não implementação ou o não cumprimento de um cronograma já estabelecido possa resultar em cancelamento de bolsas para estudantes ou na redução de quantitativo de bolsas para a universidade (ex.: PIBID, Residências Pedagógica, Fundação Araucária, PIBIC, PIBIS, PIBEX, etc.);
f) Atividades administrativas e discentes relativas à implementação de bolsas de monitorias acadêmicas e que não envolvam aulas de graduação;
g) Reuniões administrativas com pauta específica relacionadas a homologação de progressões, saídas para o exterior, licenças, etc.
h) Eventos já agendados e que envolvam convidados externos, passagens e diárias;
i) Especificamente na pós-graduação: i) realização de bancas de qualificação e de defesa; ii) atividades administrativas relacionadas ao cumprimento de prazos com instituições externas;

Para solicitações particulares que não estão contempladas pela descrição acima e cuja não realização pode resultar em danos irreversíveis ou irrecuperáveis no nível de pesquisa e/ou extensão, o docente deverá solicitar avaliação da Comissão de Ética através de formulário eletrônico a ser preenchido pelo link: https://sindunespar.org.br/comissao-de-etica/.

As solicitações continuarão a serem avaliadas de forma colegiada e respondidas no prazo de até 72 horas após o recebimento das mesmas.

Comissão de Ética do Comando de Greve
Curitiba, 25 de Maio de 2023