Ratinho Jr.: o Governador do arrocho salarial e do descaso com o funcionalismo

O governador Ratinho Jr. faz jogo duplo com a imprensa e a população paranaense: de um lado, afirma que o estado do Paraná é bem administrado, moderno e que cresce mais que os outros estados; de outro, quando é conveniente para justificar o arrocho salarial e os ataques aos servidores, afirma que o estado está sem dinheiro e não pode conceder reposição salarial.

Ao longo do seu mandato, o pior da história recente do PR para o funcionalismo e a população paranaense, somente uma greve (2019) foi capaz de tirar algum compromisso (ainda que medíocre) do governo com reposição salarial (5,2% em dois anos e meio, e que mesmo assim não foi cumprido no prazo).

Com inflação de 10% ao ano, os salários estão evaporando e o orçamento do estado crescendo a olhos vistos. Metaforicamente, é como se um rato estivesse roendo o queijo salarial e regurgitando dinheiro no queijo da renúncia fiscal e do superávit às custas dos servidores, descumprindo descaradamente o princípio constitucional da manutenção do valor de compra dos salários.

Fique de olho! Quando Ratinho Jr. anuncia que o estado teve superávit, lembre-se: é com seu direito negado – e, portanto, com o seu dinheiro – que ele está fazendo propaganda.

Enquanto no Paraná a reposição é zero (pois os 3% são de uma lei de 2019 e, de lá para cá, a inflação aumentou muito), em outros estados e municípios, os servidores estão obtendo reposição salarial. Na última delas, a partir de 1º de março, os salários dos servidores docentes e técnico-administrativos das Universidades Estaduais Paulistas tiveram reposição de 20,67%, valor que corresponde ao índice de inflação medido pelo IPC-FIPE no período de maio de 2019 a fevereiro de 2022.

Nós, do Comando Sindical Docente, sempre frisamos que somente a luta muda a vida! Portanto, somente o engajamento de todo/as na campanha salarial e o acirramento das mobilizações podem resultar em conquistas. Todo/as à luta!

– Contra o arrocho salarial! Por reposição salarial integral já!

– Pela greve unificada dos servidores estaduais do Paraná!

– Abaixo Ratinho Jr. e os lacaios do empresariado paranaense!

Confira o arquivo do CSD abaixo: