Ratinho Jr quer se reeleger para atacar os servidores por mais 4 anos

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) insiste em descumprir a Constituição e não concede a reposição da inflação ao salário dos servidores estaduais que já sofrem com quase 40% de defasagem salarial.

Ao invés disso, como 2022 é ano eleitoral e, ele almeja continuar à frente do Palácio Iguaçu por mais quatro anos, resolveu adotar uma medida para aparentar ser menos austero com os servidores e concedeu o Vale alimentação de R$600.

Qualquer benefício adicional seria bem-vindo, desde que nossos direitos essenciais estivessem sendo gozados. É fácil conceder um pequeno benefício aos servidores estaduais, enquanto nos rouba de mais de um salário todo ano! É muita hipocrisia desse governo que submete-se ao comando dos latifundiários.

É muita insolência tratar dessa forma os trabalhadores do governo do estado que mantiveram serviços essenciais, durante a pandemia, como os trabalhadores dos hospitais, que mesmo com salários defasados, sem recebimento de insalubridade grau máximo, continuaram bravamente cuidando da população paranaense, mesmo arriscado a própria vida e, em muitos casos, chegando a perdê-la. É desrespeito com os profissionais da educação que, mesmo sem fornecimento de condições de trabalho, modificaram totalmente sua forma de trabalho, muitos usando de seus próprios recursos, lecionaram de forma remota durante esta pandemia que, indubitavelmente, foi mal gerenciada pelos governos de direita e extrema direita.

Ratinho Jr não paga o que nos deve e ainda posa de bonzinho com essa medida eleitoreira.

Para os trabalhadores das instituições estaduais de ensino superior a situação é ainda pior, Ratinho Júnior ainda nos deixou de fora de qualquer benefício, está escancarando sua aversão ao sistema estadual de ensino superior público e à ciência.

O que esperar de um dos maiores aliados do governo federal de extrema direita que deixou o coronavírus se espalhar por todo território nacional, Jair Messias Bolsonaro? O que esperar do governador que acabou com o sistema previdenciário roubando nosso direito à aposentadoria e, ainda mesmo assim, mantém uma alíquota previdenciária estratosférica? O que esperar do governador que usa do dinheiro dos impostos para conceder subsídios astronômicos para os grandes empresários e para o agronegócio?

É a hora dos sindicatos universitários discutirem em suas assembleias os inúmeros ataques deste governo: 1) A lei que destrói autonomia das instituições públicas paranaense deixando-as sem condições de produzir novos conhecimentos independentes, 2) O arrocho salarial sistemático deste governador Ratinho, aliado primeiro de Bolsonaro e essa medida hipócrita e eleitoreira do vale-alimentação e 3) O escárnio de Ratinho Jr. para com os profissionais das universidades públicas.

Só a organização e a luta dos trabalhadores podem reverter tanto ataque aos serviços públicos e aos servidores do estado do Paraná.

Diretoria da SINDUNESPAR
Paranavaí, 30 de março de 2022.