Representantes dos docentes realizam conversa com deputados e com Seti

O Comando Sindical Docente (CSD) esteve em Curitiba na Assembleia Legislativa do estado do Paraná (Alep) no período da manhã (17/05) e foi recebido pelo líder do governo na Assembleia, o deputado Hussein Bakri (PSD), junto com o deputado Arilson Chiorato (PT), e no período da tarde se reuniu com o secretário de Ciência e Tecnologia (Seti), professor Aldo Bona. O objetivo foi apresentar a pauta e a necessidade de avançar num modelo de negociação dentro do governo.

Durante a conversa com os deputados, houve a compreensão que o instrumento de Greve foi o último recurso adotado, pela insatisfação dos docentes que ficaram sem reposição nos últimos sete anos. Houve consenso também que é necessário iniciar uma negociação efetiva entre o governo e os docentes das universidades em greve. O deputado Hussein Bakri se mostrou aberto ao diálogo com a pauta e se propôs a fazer a ponte com o governo para que uma mesa de negociação seja iniciada entre as secretarias e o movimento grevista.

Durante a reunião no período da tarde, o secretário Aldo Bona informou que, neste momento, não está autorizado a efetuar negociação, mas se coloca à disposição para intermediar a busca de uma alternativa para resolução do problema salarial dos docentes que levou à deflagração da greve.

No início da próxima semana, o Comando Sindical Docente volta para Curitiba para fazer o contato com os deputados e avançar para a construção de uma mesa de negociação.