Reunião do Comando Estadual de Greve com a APIESP

Ontem, 17/07, o Comando Estadual de Greve (CEG) se reuniu com a Apiesp para tratar do andamento do Plano de Carreira Docente. Reitoras e reitores foram questionados sobre a avaliação da situação atual, os diálogos com a Seti, Seap e Casa Civi e as expectativas em relação ao encaminhamento do plano à Alep.

De modo geral, excetuando alguma sinalização da Casa Civil em dar início à análise e discussão do plano, pois o argumento de setores do governo de que não houve a adesão do Meta-4 pelas IEES não procede (sim, infelizmente, praticamente todas estão submetidas a esse sistema de gestão e controle), a Apiesp não apresentou nenhuma novidade para além das que o CEG já tinha acesso. Portanto, a situação é preocupante, pois as perspectivas são exíguas acerca de aprovação e implantação do PCCS no mês de agosto.

Segundo a Apiesp, conforme também comunicado por este Comando, a Casa Civil não se comprometeu com nenhum cronograma de trabalho, não havendo um prazo estipulado para análise e eventual apresentação de contraproposta do governo.

Essa situação demonstra que a indignação da categoria docente com a defasagem salarial e a falta de compromisso do governo com a aprovação do Plano de Carreira Docente e a educação superior pública tem sólidos fundamentos. Obviamente, esse cenário de incertezas agrava o descontentamento da categoria, que sofre há mais de sete anos com intensa defasagem salarial, e, assim, coloca cada vez mais a retomada da luta na ordem do dia.

De nossa parte, vamos continuar a pressionar as instâncias governamentais e, com os calendários letivos de todas as IEES em vigência, retomar as ações diretas com o objetivo de conquistar a nossa reivindicação imediata e fortalecer a luta por nossos salários e condições de trabalho.

Saudações,
COMANDO ESTADUAL DE GREVE