O sindicato foi e, ainda é, um importante e necessário instrumento de luta e de organização da classe trabalhadora, considerando que os históricos direitos conquistados foram frutos do movimento sindical, envolvendo o enfrentamento político das massas trabalhadoras.
No contexto do capitalismo atual, em que se intensificam os ataques aos trabalhadores, mais do que nunca é determinante a organização sindical. A situação particular de precarização das condições de trabalho e dos ataques empreendidos pelo governo do estado contra os trabalhadores das universidades públicas paranaenses exigem uma reação cotidiana.
Neste sentido, é através da organização e do fortalecimento dos sindicatos que podemos enfrentar a nefasta subtração dos direitos duramente conquistados e continuar lutando em defesa das universidades estaduais e do ensino superior público no Paraná.
Ser filiado é compromisso de todo trabalhador, para fortalecer a categoria e sua luta, preservando a autonomia sindical e as condições objetivas necessárias à existência e ao funcionamento do sindicato.
Podem se filiar todos/as os/as docentes efetivos, os/as docentes aposentados/as, os/as docentes temporários, licenciados, visitantes e substitutos da Unespar.
Não existe número limite de filiados à Sindunespar. A filiação será aprovada pela diretoria ad referendum da Assembleia Geral. A desfiliação à seção sindical se dará voluntariamente quando algum sindicalizado deixar de exercer a profissão de docente da Universidade ou pedir a sua exclusão por escrito.
O valor da contribuição sindical é de 1% sobre o salário-base.
Os/as filiados à Sindunespar são também filiados ao ANDES-Sindicato Nacional.