O Comando Sindical Docente (CSD), organização que reúne seções sindicais do Andes-SN das sete Universidades Estaduais do Paraná, vem buscando há mais de 30 dias reunir-se com diferentes agentes do governo do Estado, envolvendo a Casa Civil, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Secretaria da Administração e Previdência (SEAP) e Secretariada Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a fim de instituir uma mesa de negociação para tratar da intensa defasagem salarial que hoje ultrapassa 47%.
Em reunião com a Casa Civil, no dia 02 de julho, ficou acordado que haveria uma agenda para o dia 15 de julho, com participação das secretarias já mencionadas anteriormente. Esta agenda foi cancelada e não há previsão para nova data. Para o dia 15 de julho, havia sido marcada uma reunião específica com o secretário da SETI, Aldo Bona, mas que também foi cancelada. O CSD solicitou, ainda, reunião com a Apiesp, que sinalizou possibilidade de agenda para agosto.
Oportuno enfatizar que o CSD tem buscado, insistentemente, o diálogo e as articulações políticas necessárias para enfrentar o quadro estarrecedor de defasagem salarial que afeta os/as docentes do ensino superior público paranaense, bem como todo o funcionalismo público do estado.
Deste modo, lamentamos que seja tão difícil e não prioritário para estes agentes que representam o governo do estado a construção coletiva de respostas que busquem resolver a grave perda salarial acumulada ao longo destes últimos nove anos, resultante do reiterado não pagamento da data-base.
Ansiamos para que aqueles que ocupam cargos na alta hierarquia do estado se recordem que estar à frente da gestão de órgãos públicos exige, no mínimo, a disposição para o diálogo e a abertura para as críticas – próprias ao ambiente democrático. Sem isso, o que sobressai é o autoritarismo e a omissão.