Reunião do Comando Sindical Docente com a Seti

Nesta segunda-feira (15/12), o Comando Sindical Docente reuniu-se com o professor Aldo Bona, secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para tratar dos seguintes pontos: 1) Data-base; 2) Adoção do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do magistério e ascensão ao professor titular dentro da carreira e 3) migração da folha de pagamento ao Sistema Meta 4.

 

1) Data-base

O secretário Aldo Bona informa que a Secretaria da Fazenda (Sefa) e a Casa Civil estão discutindo a programação orçamentária para o ano de 2026. Ele afirmou que a Casa Civil está receptiva à discussão sobre a data-base do funcionalismo público, mas ressaltou que não há garantia de efetivação. O CSD reafirma que o eventual pagamento da data-base de 2026 não anula a defasagem da perda inflacionária acumulada, que já ultrapassa 48%.

 

2) Ascensão do titular dentro da carreira docente e Piso Salarial

Sobre essa pauta, o secretário informou que a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) irá protocolar, ainda nesta semana, uma minuta de revisão da carreira que abarca a ascensão ao professor titular e a criação de mais um nível da classe de Associado (Associado D). Diante disso, o CSD reafirmou a importância de incluir o reajuste do piso salarial no debate da carreira, tendo como referência o PSPN, uma vez que beneficia igualmente docentes da ativa e aposentados. E que, além disso, embora a regulamentação da ascensão a titular dentro da carreira seja fundamental como correção de uma grave distorção, ela não se estende às e aos aposentadas/os. O CSD destaca, portanto, que uma proposta de revisão na carreira precisa abarcar o reajuste no salário básico.

 

3) Sistema Meta 4

Considerando a inserção das universidades no Sistema Meta 4, o CSD indagou o secretário sobre o processo de desconto da contribuição sindical, abordando os vários empecilhos e dificuldades interpostos pela SEAP (Secretaria de Estado da Administração e Previdência) ao cadastro das seções sindicais. O CSD solicitou a intervenção do secretário para o atendimento urgente dessa demanda, para garantir que o processo seja concluído a tempo. Diante disso, o secretário se colocou à disposição para agilizar tal processo e informou que daria um retorno sobre a questão.

* * *

Durante a reunião, o CSD destacou a urgência da reposição salarial e da valorização da carreira docente. A categoria de professores e professoras do ensino superior do estado do Paraná não aceitará a continuidade do descaso do governo com as condições salariais e de trabalho das e dos docentes das universidades públicas estaduais do Paraná.

A próxima reunião com o secretário Aldo Bona ficou agendada para o dia 26/02/2026 às 9h, para quando se espera proposições concretas e efetivas.

Data-base Já!
Não ao Arrocho Salarial!
Magistério Unido, Piso Garantido!
Piso Salarial Nacional: Lutar, Conquistar, Valorizar.

 

Confira a nota do CSD na Íntegra

Veja também