Docentes da Unespar se reúnem em Assembleia de classe

Foi realizada nesta segunda, dia 23 de novembro de 2020, a Assembleia Geral de docentes da Unespar. Participaram da Assembleia docentes, a diretoria da Sindunespar e sua Assessoria de Comunicação. A convocação foi extraordinária e o encontro foi online.

A diretoria da Sindunespar abriu a Assembleia registrando a solidariedade aos/às professores/as que estão em GREVE DE FOME e em ocupação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Foi também repudiado o governo estadual do Senhor Ratinho Junior que trata com desprezo a Educação, não abstendo o Ensino Superior que sofre constante sucateamento.

Em relação à situação da conjuntura atual, o Presidente, Prof. Osmar, avalia que não tem ocorridos mudanças dos pelitos. “Na verdade, as questões estão piorando, com um governo negacionista, que não se baseia cientificamente e que chancela ações de violência como o racismo que vêm se acentuando cada vez mais. Assim, nosso desafio, no que tange às lutas, é constituí-las na conjuntura adversa atual”, afirmou.

Foi constituído um grupo de trabalho entre a Reitoria da Unespar, Sindunespar e Sindiprol para tratar das condições de trabalho dos/as docentes durante a pandemia e, apesar de ter tido agendamento de reuniões, nenhuma aconteceu.

Como item de pauta, a assembleia aprovou os nomes dos docentes Osmar Martins (Campo Mourão) como delegado e os professores Leonir Borges (Campo Mourão) e Valter Camargo (Paranaguá) como observadores para 10° Conad extraordinário. O evento do ANDES acontece dia 01 de dezembro e tem como tema a posse da nova diretoria – Chapa 1 Unidade para lutar.

A assembleia finalizou com a prestação de contas da entidade, realizada pela professora Marília Dalbello (Tesoureira da Sindunespar). Foi destacada a importância da contribuição das filiações para a quitação das contas da Seção Sindical.

Por fim, foram explicitadas questões feitas por professores/as filiados/as e outros temas do dia a dia, sempre visando o fortalecimento da entidade sindical que representa os/as docentes da Unespar.