PSS e contratação de docentes temporários durante a pandemia é discutido em Assembleia docente

Foi realizada no sábado, 24 de outubro de 2020, de forma extraordinária e online, Assembleia Geral de docentes da Unespar para discutir o processo seletivo simplificado (PSS) e contratação de docentes temporários durante a pandemia. Participaram da Assembleia, além da classe docente com mais de 60 professores/as, a diretoria da Sindunespar bem como Assessoria Jurídica e de Comunicação.

Após demanda da classe docente, sobretudo dos temporários/as dos Campi de Curitiba I e II, a Sindunespar solicitou a retirada da prova escrita do processo seletivo para contratação de docentes temporários/as. Os/as Docentes dos Campi de Curitiba emitiram um Manifesto sobre a questão, solicitando que a reitoria da Unespar, no uso de suas atribuições legais, suspenda o processo seletivo simplificado (PSS) e efetive novos vínculos de 12 meses a todos os professores temporários/substitutos atuais da Unespar, por meio de nova contratação.

Nesse contexto, a Assembleia se manifestou em relação à autonomia da universidade, a precarização do ensino, sobretudo do trabalho dos/as professores/as temporários/as (que já se caracteriza como um trabalho precário, em sua origem); a questão dos concursos públicos e outros problemas.

Por fim, a assembleia aprovou por unanimidade os seguintes pontos:

– Manifesto dos professores e professoras da Unespar contra o PSS;

– Exigência da reitoria para cancelamento do PSS e um novo contrato de trabalho para os atuais professores e professoras temporários/as;

– Recurso contra a prova escrita, porque não garante a autoria da prova do candidato, o que compromete a lisura do processo de seleção.

Juntos/as somos mais fortes: Filie-se