Data-base: Um Direito que segue sendo desrespeitado no Paraná!

Nesta quarta-feira, dia 17/04, representantes sindicais de servidores públicos do Paraná, por meio do Fórum das Entidades Sindicais (FES), se reuniram com a Casa Civil para cobrar a data-base.

No entanto, o governo anuncia que, mais uma vez, não vai cumprir a lei, que determina o dia 1º de maio para a recomposição do valor dos salários! Conforme expresso na reunião, o governo diz que apresentará a proposta de reposição em até 30 dias – ou seja, provavelmente, depois do dia 15 de maio!

Quanto ao valor, o governo diz que “está realizando os cálculos”. No entanto, segundo expresso em reuniões anteriores com deputados, inclusive com o líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado Hussein Bakri, o governo deve trabalhar com os 3,8% de reposição do último período (mai/23 a abr/24), desconsiderando completamente o restante da defasagem salarial acumulada, em torno de 34,5%.

Nós, docentes das universidades estaduais, apesar das conquistas dos Adicionais de Titulação (ATT) em 2023, seguimos com essa defasagem no valor base dos salários. Juntamente com os agentes operacionais, nós somos a categoria que menos teve avanço nos salários com as reestruturações de carreira. Precisamos avançar com nossa reivindicação de recomposição integral das perdas salariais e com a correção das distorções causadas pelas alterações nos ATT.

Diante da falta de uma proposta de correção salarial pelo governo, o Comando Sindical Docente (CSD) aponta para toda a categoria docente a necessidade de ampliar a mobilização para pautar essas reivindicações!

Basta de desrespeito com o docente e com o servidor público!
Data-base já!