Buscando denunciar o aprofundamento dos ataque às Universidades Estaduais proposto pelo Projeto de Lei 579/2019, professores, agentes e estudantes das IES realizaram várias atividades neste dia 29 de Novembro.
A compreensão do movimento docente é que o cenário, que já era bastante preocupante, se agravou com o Projeto de Lei encaminhado pelo governo Beto Richa para a ALEP. O projeto apresenta a previsão de receitas e despesas a serem aplicados pelo Governo Estadual do Paraná em 2018 inferior ao necessário para que se mantenham.
A Lei Orçamentária de 2018 (LOA) para as universidades estaduais desrespeita a própria Constituição do Estado, já que destina recursos para as IES em montante menor que o do ano anterior (2017).
As seções sindicais do ANDES atuaram junto a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais para apresentar duas emendas autorizando o Poder Executivo a consignar mais recursos para as IES para o ano de 2018 do que o previsto na LOA. Agora é preciso pressionar os deputados para que aprovem as emendas na ALEP.