Com eleição de nova reitoria, Sindunespar reafirma sua independência em defesa da categoria docente

A comunidade universitária, composta por professores/as, estudantes e agentes, democraticamente escolheu, na última terça-feira, 24/11, a nova reitoria para a Unespar. Venceu a Chapa 1 “Renova Unespar”, que vai gerir nossa universidade de 2021 a 2024.

A Seção Sindical de Docentes da Universidade Estadual do Paraná (Sindunespar) sauda a futura reitora Professora Salete Paulina Machado Sirino e vice-reitor Professor Edmar Bonfim de Oliveira, fazendo votos de uma gestão democrática, participativa e voltada para a defesa da autonomia universitária. Também saudamos a Chapa 2 “Juntos e Juntas pela Unespar” e a Comissão Eleitoral responsável pelo primeiro pleito virtual.

Aproveitamos a oportunidade para reafirmar que nossa entidade sindical é autônoma em relação à gestão da Universidade. Como entidade de classe, nosso foco é na defesa e luta pelos direitos e interesses do corpo docente da Unespar. Por isso que somos e seremos ferrenhos defensores da universidade pública e gratuita.

Continuaremos firmes nas batalhas que garantam melhores condições de trabalho e salário. Por isso, continuaremos lutando pela carreira docente, progressões, promoções e aposentadorias, pela efetivação de todos os professores (enquanto isso não ocorre, lutaremos por isonomia plena entre professores/as temporários/as e efetivos). Vamos também continuar a ser solidários com todas as demais lutas da classe trabalhadora e demais movimentos sociais. Vamos lutar pela expansão e crescimento de nossa universidade, mas um crescimento adequado com novos concursos públicos para ocupar as vagas existentes e a criação de novas vagas para o nosso projeto de expansão, com novos cursos de mestrado e doutorado.

Dessa forma, esperamos que a nova gestão atenda às demandas da categoria, que assuma o compromisso e o respeito com a nossa luta sindical em defesa da classe. Juntos/as vamos consolidar nossa Unespar como centro de educação, sempre com o horizonte da transformação social. A diretoria da Sindunespar espera ser recebida logo no início da nova administração quando iremos expor nossas demandas em defesa da categoria docente.

Juntos/as somos mais fortes. Filie-se à Sindunespar!

Diretoria Sindunespar