O sindicato foi e, ainda é, um importante e necessário instrumento de luta e de organização da classe trabalhadora, considerando que os históricos direitos conquistados foram frutos do movimento sindical, envolvendo o enfrentamento político das massas trabalhadoras.

No contexto do capitalismo atual, em que se intensificam os ataques aos trabalhadores, mais do que nunca é determinante a organização sindical. A situação particular de precarização das condições de trabalho e dos ataques empreendidos pelo governo do estado contra os trabalhadores das universidades públicas paranaenses exigem uma reação cotidiana.

Neste sentido, é através da organização e do fortalecimento dos sindicatos que podemos enfrentar a nefasta subtração dos direitos duramente conquistados e continuar lutando em defesa das universidades estaduais e do ensino superior público no Paraná.

Ser filiado é compromisso de todo trabalhador, para fortalecer a categoria e sua luta, preservando a autonomia sindical e as condições objetivas necessárias à existência e ao funcionamento do sindicato.

Faça parte da Sindunespar e fortaleça a nossa luta!

Quem pode se filiar?

Podem se filiar todos/as os/as docentes efetivos, os/as docentes aposentados/as, os/as docentes temporários, licenciados, visitantes e substitutos da Unespar.

Não existe número limite de filiados à Sindunespar. A filiação será aprovada pela diretoria ad referendum da Assembleia Geral. A desfiliação à seção sindical se dará voluntariamente quando algum sindicalizados deixar de exercer a profissão de docente da Universidade ou pedir a sua exclusão por escrito.

Os/as filiados à Sindunespar são também filiados ao ANDES-Sindicato Nacional. O valor da contribuição sindical é de 1% sobre o salário-base.

Qual o valor da contribuição?

O valor da contribuição sindical é de 1% sobre o salário-base.

Os/as filiados à Sindunespar são também filiados ao ANDES-Sindicato Nacional. 

Preencha o formulário abaixo e filia-se

Dúvidas: