Carta da Diretoria Sindunespar

Caros/as docentes,

Chegamos ao fim do grande ano de 2020 com todo seu pesar que dispensa citações. Penosos esforços não foram medidos neste ano para combater o sucateamento da Educação nem a luta pela preservação e conquista dos direitos. Além da pandemia, enfrentamos, ainda, inimigos governamentais e estruturais cujo objetivo é acabar com a Educação pública, gratuita e de qualidade.

Desde o início da pandemia, que veio também o aumento dos ataques, especialmente do Governo do Ratinho, a diretoria da Sindunespar realizou diversas assembleias e reuniões, de forma remota, para tratar de inúmeros assuntos, como, por exemplo, precarização das condições de trabalho com ensino remoto; contratação e trabalho de docentes temporários/as; promoções, progressões e aposentadorias; luta pela reposição salarial, dentre muitos outros. Em especial ao ensino remoto, a Sindunespar se posicionou criticamente sobre a questão, sempre ouvindo a base e tomando as decisões de forma coletiva.

Tivemos também conquistas que valem citar como o reconhecimento do TIDE como Regime de Trabalho; pagamento do adicional noturno; estruturação de atendimento a docentes que necessitarem da Assessoria Jurídica; criação da mesa de trabalho para discutir condições de trabalho durante a pandemia; fortalecimento do Comando Sindical Docente, que tem tomado frente em diversas reuniões de luta para negociações com o Governo; aproximação com a Sindiprol/Aduel no almejo de unificar docentes do campus de Apucarana para a seção sindical da Unespar – Sindunespar, dentre outras conquistas.

Uma atividade que não temos aberto mão de extrema importância é a formação, por isso, realizamos, durante o ano, diversas Lives com professores/as de todos lugares para discutir assuntos pertinentes. Acreditamos que essa seja uma atividade basilar de um Sindicato.

Mesmo com as nossas limitações, conseguimos nos fortalecer com mais filiações, continuação das atividades das Assessorias de Comunicação e Jurídica, participação direta nas atividades do ANDES-SN, dentre outras ações inerentes à entidade. Todas essas atividades sofreram uma grande intensificação de jornada de trabalho, haja vista adaptação para sua realização de forma online.

Por fim, sabemos que no ano de 2021 nos aguarda com perspectivas de que teremos que nos manter muito fortes. Um dos recentes ataques à carreira do/a servidor/a público/a é o PLC 19/2020. Para combater, precisamos de união, diálogo e organização para articular meios de defesa e, no mínimo, manter nossos direitos já conquistados. Demanda energia e, portanto, mais pessoas, por isso, ressaltamos a importância de não só se filiar, mas de participar das assembleias, reuniões e momentos de organização de luta. Contamos, assim, com sua contribuição para uma sociedade mais solidária e justa!

Nós, da diretoria Sindunespar, desejamos descanso neste fim de ano e início de 2021.

Desejamos excelentes férias e que iniciem 2021 com muita força, esperança e disposição para luta. Também alertamos sobre os cuidados para combatermos o vírus!

Juntos/as somos mais fortes! Filie-se!

Diretoria da Sindunespar