CSD exige que todos os professores temporários sejam recontratados e efetivados no exercício da docência superior já!

Os professores temporários, chamados pelo governo estadual de professores colaboradores (na terminologia neoliberal), são professores que deveriam ser contratados por um processo de seleção simplificado para suprir necessidades eventuais como aposentadorias, mortes e exonerações, segundo preconiza o arcabouço legal brasileiro. Entretanto, hoje nas universidades estaduais públicas do Paraná, mais de 30% do corpo docente é formado por professores temporários. Apesar da excelente qualificação e do afinco e dedicação às atividades docentes, os professores temporários, por terem contratos limitados por um período fixo (antes era de um ano, a partir de 2019 até 6 meses!), são desestimulados ou até impedidos de participar de projetos de ensino, extensão e pesquisa.

O Comando Sindical Docente (CSD), formado pelas seções sindicais do ANDES-SN: SINDIPROL-ADUEL, SESDUEM, SINDUEPG, ADUNIOESTE, ADUNICENTRO e SINDUNESPAR é contra a crescente precarização que governos e reitorias impõem aos professores temporários e que agora, no momento de pandemia, sofrem ameaça de demissão. O CSD se solidariza com os professores temporários e cada um dos sindicatos está junto com os mesmos na luta pela preservação de seus empregos. O CSD sabe que as universidades não podem perder os professores temporários sem causar um enorme colapso ao sistema público de ensino superior no estado.

Exigimos que as universidades exerçam sua autonomia para que todos os professores temporários sejam recontratados a fim de que ninguém que tenha contribuído com o desenvolvimento das nossas universidades e do nosso estado fique desempregado e sem renda durante esta pandemia.

O CSD vai além e exige que todos os professores temporários, os quais já foram selecionados por processos seletivos tão rigorosos quanto concursos, sejam efetivados no exercício da docência superior pelos conselhos universitários. Basta de ataques ao corpo docente e sucateamento das universidades públicas do PR.

• Pela imediata recontratação de todos os professores temporários durante a pandemia.
  • Pela efetivação de todos os professores temporários já.

COMANDO SINDICAL DOCENTE
Paraná, 26 de junho de 2020