Diretoria da Sindunespar se reúne com nova reitoria da Unespar

A Diretoria da Sindunespar (Seção Sindical dos Docentes na Unespar do ANDES-SN), se reuniu nesta quinta-feira,14, com a nova gestão à frente da reitoria da Unespar. A reunião objetivou discutir reivindicações da Sindunespar à reitoria e sobre o retorno das atividades presenciais.

Participaram da reunião Salete Machado Sirino, Reitora, Edmar Bonfim de Oliveira, Vice-reitor, Glaucia Regina Barros Orlandine, Chefe de Gabinete da Reitoria, bem como Maria Perpétua Abib Antero, Pró-reitora de Gestão de Pessoas com Assessora Jurídica dessa pró-reitoria. Pela Sindunespar participaram Osmar Martins, Presidente, Sandra Garcia, Secretaria e Marilia Dal Bello, Tesoureira, além das Assessorias Jurídicas e de Comunicação do Sindicato.

O presidente da Sindunespar colocou a situação precária de funcionamento da Universidade frente à falta de pessoal nas vagas de vacância de docentes, assim, retomou a reivindicação do Ofício 07/2020 enviado em outubro de 2020 à gestão anterior, sem resposta. A reitoria expõe que a atual gestão tem como planejamento tratar desse problema, inclusive sendo essa questão uma das primeiras a serem levantadas no plano de gestão. Como encaminhamento, fará o levantamento do quantitativo de vacâncias e compartilhará com o sindicato.

Em relação ao Ofício 17/2020, que solicitou a contratação de docentes temporários, cujos contratos seriam finalizados, por mais 6 meses, frente ao decreto de calamidade pública e à realização do teste seletivo PSS. A reivindicação era para que esses/as docentes não ficassem desamparados/as durante a pandemia. A reitoria afirmou que analisará onde parou o documento e dará retorno acerca do tema.

Por fim, em relação ao Decreto 6637/2021 do Governo que autoriza o retorno às aulas/atividades presenciais, a Sindunespar expõe preocupação em relação à saúde dos/as docentes e que seu posicionamento é de que não se retorne às atividades presenciais enquanto não for seguro para a comunidade acadêmica. A nova gestão da reitoria afirmou corroborar com esse posicionamento e ratificou que tem feito orientações às gestões intermediárias da universidade para que somente atividades essenciais sejam realizadas presencialmente, com os devidos cuidados.

Uma nova reunião deverá ser agendada no início do próximo mês para tratar sobre a Lei Geral das Universidade, além da resposta e de encaminhamentos acerca dos temas debatidos na reunião de hoje.

A Sindunespar reafirmou o seu caráter de independência e defesa de docentes da Unespar, pontuando que o diálogo com a gestão deve ser sempre franco e respeitoso, e ainda agradeceu a presença da reitora na reunião com a Sindunespar.

Filie-se ao nosso sindicato!
A Sindunespar é mais forte junto com você!