Por um 2023 de unidade nas lutas!

2022 está chegando ao fim. Foi um ano de muitas lutas e não medimos esforços para defender as nossas bandeiras de preservação de nossos direitos e na valorização da Educação Superior Pública e Gratuita.

No Plano Federal tivemos a derrota eleitoral do Governo Bolsonaro em seu projeto de reeleição. Um governo genocida que contribuiu para a morte de mais 700 mil pessoas por negligência no combate à Pandemia, que era negacionista e que implementou uma política de destruição das universidades públicas.

Em nosso Estado, o Governador Ratinho Jr. (PSD) foi reeleito em primeiro turno e não esperou ao menos iniciar o novo mandato para intensificar a sua política privatista e mercadológica. Com isso, na educação básica, as escolas militares devem ser expandidas e a privatização de serviços, como merenda e limpeza, foi ampliada para todas as unidades de ensino. Além disso, nas últimas semanas do ano, ainda aprovou o processo de privatização da Copel, dos Hospitais Públicos do Paraná e tem avançado para outras áreas, como institutos Culturais e de Lazer. Essas medidas sinalizam que a próxima gestão de Ratinho Jr. será de mais ataques aos serviços públicos no Estado do Paraná.

Portanto, para enfrentarmos essa situação, a organização e a unidade na luta será fundamental. Sendo assim, no âmbito da luta e da organização sindical na Unespar, é importante destacar que tivemos vitórias e avanços. Na última Assembleia, em 6 de dezembro, apresentamos algumas delas como, por exemplo, a reformulação do Regimento do Regimento Interno, aprovado pelo Andes-SN, e a mudança de nossa sede para Curitiba, que possibilitou a organização da entidade.

Além disso, este ano concretizamos o objetivo da Sindunespar de unir todos os Campi, ação que foi realizada com a vinda dos docentes de Apucarana, que vem somar com suas tradições e com seu histórico de luta na defesa da educação pública. Aliado a isso, tivemos ações de classe, diversas iniciativas junto ao FES (Fórum das Entidades Sindicais), ao Comando Sindical Docente (CSD), as lutas pela data-base, do aumento do adicional de titulação, contra a Minuta de Ascensão de nível e a conquista na retirada do termo inconstitucional que proibia a “participação de greve” nos contrato dos professores temporários.

Ainda em 2022, foi realizada a campanha de filiação que aumentou significativamente a base de filiados e a concretizamos as Plenárias de Campi da Sindunespar, que foi um sucesso. Como resultado, essas iniciativas tiveram avaliações positivas e serão retomadas em 2023.

Ainda para 2023, iremos organizar um Encontro dos jornalistas das seções sindicais do Andes-SN do Estado, vamos atuar para a Construção da luta pela Data-Base com a greve unificada dos servidores. Já na Unespar, um levantamento de dados acerca das condições de trabalho junto aos professores temporários (com número de ementas, condições de trabalho e saúde) irá contribuir para o debate sobre a qualidade da carreira docente. Além disso, temos ainda a Organização das eleições para diretoria da Sindunespar e diversas ações de Formação política junto aos professores nos campi de toda a nossa base sindical.

Assim, é com mais energia, afinco e tendo a certeza que a Sindunespar continuará a luta pela universidade pública e pela valorização da carreira docente na Unespar!

Desejamos a todos um fim de ano com muito descanso e boas festas com os amigos e familiares! Para 2023, desejamos saúde, esperança, unidade e força para as novas lutas que serão travadas!

Diretoria da Sindunespar,
Dezembro de 2022.