Seti confirma que Governo vai apresentar contraproposta para Carreira Docente

Nos dias 21 e 22 de junho, o Comando Estadual de Greve esteve em Curitiba buscando garantir agilidade e integridade na tramitação do Plano de Carreira docente, de forma que não sofra cortes ou parcelamentos, a fim de minimizar a intensa defasagem salarial da categoria, que já é superior a 42%.

As mobilizações unitárias dos docentes em todas as IEES, intensificadas com as paralisações em 15 de março e 11 de abril, e com a greve em maio, pautaram efetivamente o problema e pressionaram o Governo e as Reitorias. O Governo tramitou a proposta de carreira para a Casa Civil e indicou que seguiria os estudos assim que os trabalhos nas universidades fossem “normalizados”. Na Alep, o Comando reivindicou a diversos deputados da base do Governo a necessidade de publicização ágil da posição do Governo e da garantia da integralidade da proposta encaminhada pela Apiesp.

O Comando apresentou para os Reitores e para o Secretário a necessidade do Governo cumprir como compromisso assumido, publicando oficialmente sua proposta de carreira e abrindo imediatamente a negociação para a categoria debater e decidir. Os Reitores reafirmaram o compromisso com a proposta apresentada e a compreensão de que agora cabe ao Governo fazer com que o plano de carreira tramite da forma mais rápida possível. Na reunião com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Prof. Aldo Bona, o Comando reforçou que as greves foram suspensas e que agora cabe ao Governo cumprir o compromisso assumido. O Secretário confirmou que já está definido no âmbito do Governo que será apresentada uma contra proposta de alteração da carreira docente.

A luta continua!