Docentes da UNESPAR se reuniram virtualmente no último sábado (12) com o objetivo de ampliar o debate sobre o movimento sindical e dar início à discussão sobre o processo de unificação da representação sindical de todos os campi da UNESPAR.
Com a presença de representantes das diretorias do SINDUNESPAR e do SINDIPROLADUEL, além da participação de membros da Regional Sul do ANDES – Sindicato Nacional, realizou-se importante debate acerca da atual conjuntura em que se encontra o movimento sindical no âmbito da UNESPAR, ressaltando o esforço de trabalho conjunto que já vem sendo realizado pelas diretorias das duas entidades.
Os presentes indicaram a necessidade de organizar a luta dos trabalhadores diante do brutal ataque a que estamos submetidos. O fortalecimento do movimento sindical na UNESPAR implica em ampliar a luta por melhores condições de trabalho, bem como potencializar a capacidade organizativa da categoria docente na defesa intransigente dos princípios que norteiam o funcionamento da universidade pública, dentre os quais se destacam a democracia interna, a autonomia universitária e o financiamento exclusivamente estatal.
Os participantes da reunião manifestaram disposição em estabelecer o processo de unificação da representação sindical em uma única seção sindical. Trata-se de importante iniciativa na perspectiva de fortalecimento da SINDUNESPAR, avançando no processo de politização da categoria e na construção de um movimento sindical forte na universidade.
Foram os seguintes os encaminhamentos aprovados:
1 – Construção de calendário de atividades ao longo do próximo ano com vistas a concretizar o processo de unificação;
2 – Realização de assembleias em fevereiro com o objetivo de informar os docentes acerca do processo iniciado;
3 – Realização de nova reunião ampliada em fevereiro, com representantes da regional sul e da diretoria nacional do Andes/SN, para esclarecer dúvidas acerca das questões administrativas e burocráticas referente ao processo de unificação;
4 – Realização de um Congresso de Unificação com a participação de docentes de todos os campi da UNESPAR.
Ao final destacou-se que este processo deverá acontecer respeitando a vontade dos docentes em conformidade com as diretrizes do ANDES-SN de construção da organização sindical pela base, respeitando ao mesmo tempo o princípio da autonomia das seções sindicais e da organização por local de trabalho.