Em assembleia realizada pela SINDUNESPAR no dia 02/09/2025, os docentes foram informados acerca dos seguintes assuntos:
1 – A assessoria jurídica atualizou as informações acerca das diferentes ações jurídicas que estão em curso, se colocando à disposição para o atendimento dos docentes que julgarem necessário. A tesouraria informou sobre levantamento realizado em relação à possibilidade de acesso ao plano de saúde pela UNIMED a um custo menor. No entanto, tal convênio deve ser realizado com a UNIMED de cada região, o que tem inviabilizado a realização de contrato até o presente momento. Além disso, foi informado sobre a realização das eleições da diretoria da seção sindical para o biênio 2025-2027. O prazo para as inscrições das chapas irá até o dia 04/09/2025.
2 – Sobre a campanha salarial, a diretoria informou que até então não temos qualquer perspectiva acerca da recomposição salarial, na medida em que sequer foi possível a implantação da mesa de negociação. Há uma forte resistência por parte do governo em tratar da data-base, tendo como pretexto a reparação das perdas salariais a partir das alterações realizadas nos planos de carreiras de cada categoria. O fato é que os servidores públicos do Paraná amargam um arrocho salarial de 47%, mesmo diante das diversas tentativas de negociações realizadas pelos sindicatos a partir do Comando Sindical Docente – CSD e do Fórum das Entidades Sindicais – FES.
3 – Em relação à LGU, embora alguns artigos foram considerados inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça do Paraná, a diretoria da SINDUNESPAR continua defendendo a revogação dessa lei, diante dos malefícios que a LGU representa para as universidades estaduais do Paraná.
4 – Ainda vinculado à inconstitucionalidade de alguns artigos da LGU, a diretoria da SINDUNESPAR defende o exercício da autonomia universitária pela administração superior no sentido de reestabelecer a distribuição da carga horária docente com base na Resolução 007/2019, garantindo melhores condições de trabalho aos docentes temporários. Além disso, é preciso estar alerta à proposta de alteração da Resolução 007/2019 que está em curso, no sentido de não retrocedermos no que diz respeito às condições de trabalho.
Setembro de 2025
Direção da SINDUNESPAR.