Assembleia Geral: Informes, debates e encaminhamentos

Na última quarta-feira, 29 de março, aconteceu Assembleia Geral da Sindunespar, simultaneamente nos diversos campi da universidade. Além das pautas da paralisação no dia 31 e da participação no Comitê em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná, os debates incluíram os ofícios da Casa Civil que atacam diretamente a autonomia da Unespar e os direitos de seu quadro de docentes.

O ofício COE/CC 310/17 corta a concessão de Regime TIDE para docentes temporários e para docentes afastados por licença (exceto mestrado e doutorado), entre outros ataques à autonomia e aos direitos dos trabalhadores. O oficio CEE/CC 995/17 propunha um corte de quase 64% na carga horária de docentes temporários. No dia 28, o Governador alterou este documento e diminuiu o corte na carga horária de professores temporários. Porém, mesmo com a alteração, a Unespar perde 942 horas semanais, ou seja, 24 professores/as T-40.

Foram repassados informes sobre a reunião para reorganização do Comitê em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná, e foi discutida sua importância para a unificação das IES diante das novas investidas do governo. A base aprovou por unanimidade a entrada da Sindunespar no Comitê. A diretoria em exercício também apresentou a prestação de contas e o planejamento financeiro da seção. E foi homologada a inscrição de novos sindicalizados.

As bases sindicais debateram os movimentos contra a reforma da previdência e a terceirização e definiram por se unir às iniciativas que vem acontecendo sobre os temas em cada cidade. As manifestações de sexta, dia 31, contaram com o apoio e a participação de trabalhadores/as filiadas a Sindunespar em todo o estado.

A Sindunespar agradece o apoio de seus filiados às mobilizações e conclama todos/as a ficarem atentos/as aos acontecimentos. 2017 parece nos encaminhar para novos enfrentamentos em defesa da Educação Superior pública, gratuita, laica e de qualidade no Estado.