Dia 29 de Abril: Mais um motivo para o dia ficar na memória dos docentes da Unespar

O Dia 29 de Abril de 2021, também entrou para a história. Não apenas por relembrar o Massacre dos professores e professoras no dia 29 de Abril de 2015, mas também pela ampla agenda de ações da Sindunespar.

O dia começou marcado pela lembrança: as bombas, balas de borracha e agressividade de Beto Richa, com apoio da “Bancada do Camburão”. Vídeos, fotos e relatos foram feitos por diversos/as docentes que lá estiveram.

Às 10h, o debate (transmitido online), com o tema “Autonomia Universitária e Carreira Docente” contou com uma ampla participação de docentes da Unespar e também com uma audiência significativa de alunos/as, docentes de outras universidades e professores/as da rede básica de ensino. Os/a convidados/a, relataram e apresentaram sua posição da real situação e dos interesses que estão em jogo na Universidade Pública.

Já reunião entre a reitoria da Unespar, com início às 14, discutiu ofícios enviados pela entidade que estavam sem resposta desde o ano passado. A conversa teve posições expressadas e opiniões divergentes.

Houve avanços, entre eles a afirmação de que a proibição de greve foi retirada do contrato de professores temporários. Os outros documentos, terão respostas por escrito. Porém, sobre o tema importante, a Resolução 001/2021 que suspende progressões e promoções, ficou sem conclusão. Uma nova reunião foi agendada para o dia 13 de maio.

Na Assembleia Geral, que teve início às 17h30 em segunda chamada, bateu recorde de participação, e a manutenção da posição adotada “Revoga Já” foi mantida por unanimidade. A categoria aprovou encaminhamentos e uma nova assembleia para o dia 11 de maio, às 17h, para se preparar para a nova reunião com a reitoria.

Se o dia 29 de abril de 2015 foi trágico, hoje, seis anos depois, nossos docentes deram uma aula de como podemos (unidos) lutar pela melhora da educação pública, de nossa carreira e construir uma universidade verdadeiramente comprometida com a transformação social.

Publicaremos nos próximos dias mais detalhes da posição da assembleia e a resposta e ações de cada ofício respondido pela reitoria.

Agora, só queremos agradecer a todos que construíram e estiveram presente neste dia. 29 de Abril, jamais esqueceremos.

Osmar Martins,
Presidente da Sindunespar