Em Assembleia de Encerramento do Ano, docentes avaliam e planejam ações para 2023

Na terça-feira, dia 6 de dezembro, ocorreu a última Assembleia Geral da Sindunespar, e foi realizada via Google Meet. O encontro teve como pauta a apresentação do Relatório de Atividades de 2022, as ações do Jurídico do Sindicato, o Planejamento para 2023, a Prestação de Contas do ano de 2022 e encaminhamentos.

O Presidente da Sindunespar, Prof. Osmar Martins, abriu os trabalhos repassando os informes sobre as últimas ações do FES (Fórum das Entidades Sindicais), relatou também as últimas ações do Governador Ratinho (PSD). Ainda como informe, em Apucarana um grupo de professores realizou um estudo sobre os impactos da LGU na Unespar. Esta ação, foi aprovada como encaminhamento para ser levada aos outros campi.

Dentro do Relatório de ações, a diretoria da Sindunespar repassou diversas iniciativas que foram realizadas neste ano, entre eles o avanço da entidade com a reformulação do Regimento interno aprovado pelo Andes-SN, a mudança de nossa sede para Curitiba o que possibilita termos agora a cobrança em folha, o que irá facilitar a organização da entidade, e a vinda dos docentes de Apucarana para a base da Sindunespar. Como ações de classe, o destaque ficou pela participação junto ao FES ao CSD (Comando Sindical Docente), as lutas de reajuste salarial, de adicional de titulação, a contratilidade da Minuta de Ascensão de nível e a conquista na retirada do termo inconstitucional que proibia a ‘participação de greve’ nos contrato dos professores temporários.

Ainda como atividades, o ano de 2022 marcou a realização de uma ampla campanha de filiação que aumentou significativamente a base de filiados, e a realização das Plenárias de Campi da Sindunespar. Ambas iniciativas foram vistas como positivas, e tiveram como aprovado seus encaminhamentos para serem realizadas no próximo ano.

O Jurídico da Sindunespar apresentou informes das ações sobre as progressões, a data-base, a LGU e ainda sobre os 14% dos professores temporários e FGTS. Foi também apresentado as contas da entidade no ano de 2022.

Para 2023, além dos já mencionados, foram encaminhados outras ações após debate e sugestões, como a proposta para um Encontro dos jornalistas das seções sindicais do Andes do Estado do Paraná, a Construção da luta pela Data-Base com greve unificada dos servidores, um levantamento de dados acerca das condições de trabalho junto aos professores temporários (número de ementas, condições de trabalho e saúde), Organização das eleições para diretoria (constituição das chapas, eleição e pose) e ações de Formação política junto aos professores nos campi.

Assim, a Sindunespar se fortalece e encerra o ano, apesar dos diversos desafios, tendo a certeza que a luta em defesa da educação, da carreira docente se faz com unidade, participação, transparência e democracia.

Filia-se. Juntos somos mais fortes.