Governo não cumpre o compromisso de apresentação da Contraproposta do Plano de Cargos, Carreira e Salários em agosto!

Hoje, 1 de setembro de 2023, completam-se 3 meses que os reitores e o governo acordaram a tramitação de mudanças no Plano de Carreira Docente como forma de recompor parcialmente os salários que estão imensamente defasados.

Em junho, todas as universidades estaduais suspenderam o movimento de greve considerando a afirmação dos reitores e da Seti de que o governo daria continuidade ao processo de tramitação do plano de carreiras, apresentando uma contraproposta em 30 dias. Em julho, a Casa Civil, reunida com o Comando Estadual de Greve, informou que não reconhecia o prazo de 30 dias e firmou o compromisso de apresentar a contraproposta do Plano até final de agosto.

Agosto acabou!

Recordamos que tal compromisso foi assumido pela Seti, pela Casa Civil e pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp). No entanto, esses agentes seguem sem se pronunciar oficialmente, o que gera desconfiança e repúdio da categoria docente. A reunião que o secretário Aldo Bona teria na segunda (04/09) com as seções sindicais foi desmarcada, com a alegação de que ainda não teria sido finalizada a contraproposta.

O Comando Estadual de Greve reforça a necessidade de que a atuação desses agentes seja mais incisiva e propositiva para que ocorra a apresentação da contraproposta o mais rápido possível, como expressão de respeito e atendimento à reivindicação de reposição salarial. Os (as) docentes estão indignados (as) com a morosidade por parte do governo em relação à tramitação do plano.

São 8 mil professores que estão há sete anos sendo desvalorizados, com os salários sem recomposição e corroídos pela inflação! É necessário revelar também a imensa distorção salarial no ensino superior, com servidores técnicos graduados tendo piso salarial inicial superior a docentes com doutorado.

O Comando Estadual de Greve considera desrespeitoso e inaceitável que uma proposta oficial ainda não tenha sido apresentada pelo governo do Estado, para que seja analisada pela categoria docente e, posteriormente, encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Já passou da hora do governo atender ao compromisso assumido e apresentar imediatamente a contraproposta de alteração do plano de carreira docente. A indefinição sobre qual plano e quando este se apresentado à Alep tensiona a categoria docente para o retorno da greve.

As próximas assembleias unificadas serão marcadas entre os dias 06/09 e 13/09!

O CEG está protocolando, hoje, nova solicitação de reunião com a Apiesp para a próxima semana.

Na luta pela recomposição salarial!
Plano de Carreira Já!