Governo recua e retoma tramitação do Plano de Carreira Docente

Na tarde desta sexta-feira (02/06), os representantes do Comando Estadual de Greve das sete universidades públicas paranaenses (UEL, UEM, UEPG, UNIOESTE, UENP, UNICENTRO e UNESPAR) se reuniram com a APIESP para avaliar o andamento do Plano de Carreira Docente, reivindicação antiga da categoria docente e que contém avanços para a reposição salarial dos docentes.

O Plano estava parado na SEAP desde 11 de abril, onde encontrou resistência do governo. Após a pressão grevista, voltou a ser colocado em pauta. Na quinta-feira, dia 01 de junho, após reunião da Casa Civil com os reitores, o governador autorizou o andamento do Plano, revendo a posição anterior de que não ocorreria esta tramitação. Hoje, o projeto foi encaminhado para a Casa Civil, a qual fica responsável pela análise de como pode ser implementado.

Segundo informação repassada pelos reitores, a proposta de Plano de Carreira está colocada na mesa, e tem a possibilidade de ser aprovada até agosto, junto com outras alterações de carreiras. A forma e o cronograma, no entanto, não estão claros e, segundo os reitores, dependerá de análise técnica das secretarias e da decisão política do governador.

Neste momento, precisamos avaliar se aceitamos este aceno do governo com a tramitação do Plano e, assim, definir qual a forma e os prazos concretos que serão estabelecidos para que de fato este avance.

Em vista disto, o Comando Estadual de Greve indica aos Comandos Locais que discutam esta alternativa e realizem assembleias docentes na próxima semana, até a quarta-feira, dia 7 de junho.