Nota da Diretoria da Sindunespar

No próximo dia 26 de outubro, terça-feira, haverá assembleia da Sindunespar. Na pauta, a discussão sobre a participação da nossa seção sindical e dos seus docentes nos atos em defesa do pagamento da data-base dos servidores estaduais, da nossa data-base. Os atos estão sendo organizados pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES) e pela União das Forças de Segurança (UFS) e estão previstos para ocorrem simultaneamente em diversos locais do Estado.

Mas por quê é importante a mobilização pela data-base? A data-base é a revisão anual dos salários com fins de recomposição das perdas inflacionárias. Ela é um direito de todo trabalhador. Acontece que esse direito é constantemente ameaçado e mesmo negado. Ainda está fresca na nossa memória a greve de 2015 que, entre outras pautas, também lutou (e conquistou) o pagamento, ainda que parcelado, da data-base dos servidores públicos do Paraná daquele ano. De lá para cá, temos tido atrasos no seu pagamento com valor que não corrige a inflação do período e não pagamento. Para o ano de 2022 não há nem previsão de pagamento de data-base no orçamento do governo. Segundo os cálculos do FES junto com o DIEESE, as perdas inflacionárias nos nossos salários já passam de 30%. Essas entidades até disponibilizaram uma calculadora para que os servidores possam estimar suas perdas no período de janeiro de 2017 a abril de 2021. Basta clicar aqui ou acessar pelo link https://www.dieese.org.br/calculadoraaspp/.

Não podemos normalizar o não cumprimento de nossos direitos. Se não houver mobilização em sua defesa, eles poderão ser tranquilamente ignorados pelos governos. Se não houver pressão da nossa parte agora, as perdas salarias muito dificilmente serão recompostas. É por isso que chamamos os docentes para participarem da assembleia e reforçarem os atos em defesa da data-base.

Pelo pagamento da nossa data-base!