Nota dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Estaduais do PR

A menos de um mês da data-base, o governo do Paraná anuncia, via mídia, a sua proposta de reposição salarial para os servidores do estado: 5,79%! Esta proposta de reposição salarial é absolutamente insuficiente para atender às demandas de mais de 7 anos sem reposição inflacionária das perdas – afinal são 42% de defasagem salarial.

Ao contrário do anúncio enganoso do governo, que afirma que para os “professores” o ganho pode chegar a 13,25%, este será o caso apenas de parcela dos professores do ensino fundamental e médio, não incidindo sobre os salários dos docentes e agentes técnicos das Universidades. Como se não bastasse, a previsão para aprovação deste índice irrisório na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) é para julho de 2023. Relembramos, a nossa data-base é um direito estabelecido em Lei e pago sempre em maio de cada ano. Portanto, mais uma vez, os servidores estaduais – dentre os quais os do ensino público superior do Paraná – são desrespeitados em seus direitos, sofrendo evidente desvalorização de seus salários.

Os sindicatos de servidores das universidades estaduais manifestam seu total descontentamento com a atual proposta de reposição salarial do governo, visto que a drástica perda salarial que já ultrapassa os 42% não pode ser amenizada por uma reposição de 5,79% – ou seja, nada além da inflação dos últimos 12 meses –, que, considerando a inflação até agosto de 2023, resultará em uma reposição de não mais de 2,5%. Lembramos ainda que este governo tem uma dívida de 3,39% referente à data-base de 2016!

Deste modo, convocamos todos os docentes e agentes universitários das sete Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES) a participarem de suas assembleias locais e definirmos as estratégias de enfrentamento pela reposição integral de nossas perdas.

• Pela reposição salarial integral!
  • Todos na luta!