Nota Sindunespar: A Vida, a Saúde e a Segurança devem ser a Prioridade!

O surgimento de uma nova variante do Coronavírus – ômicron – que se espalhou pelo mundo numa rapidez jamais vista na história da virologia, alterou completamente a situação epidemiológica, produzindo os maiores casos de contaminações e infecções de toda a pandemia. Os cientistas que acompanham a situação, nossos colegas de profissão, não hesitam em afirmar que essa situação tende a piorar nas próximas semanas, justamente, na semana em que a Unespar programou o retorno presencial de alguns de seus cursos.

A Diretoria da SINDUNESPAR – Seção Sindical dos Docentes da Unespar – defende que o ensino presencial é insubstituível para o verdadeiro processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, considera, neste momento, completamente, descabida a manutenção do retorno às atividades presenciais. Nesse sentido, a diretoria da Sindunespar realizou ações, primeiramente, para debater o tema de forma mais ampla possível, solicitou uma reunião extraordinária do COU da Unespar, por meio do ofício 01/2022, de 25/01/2022, o qual não foi respondido até a presente data (02/02/2022) pela reitoria da Unespar.

Em função da não realização da reunião extraordinária do COU, a Diretoria da Sindunespar, convocou assembleia geral extraordinária dos docentes da Unespar para o dia 31/01/2022, tendo como pauta: “Retorno presencial das atividades acadêmicas”. Após os debates, os professores e professoras da UNESPAR, ao avaliar a atual situação epidemiológica de elevadíssimo índice de transmissão da variante do coronavírus – Ômicron – deliberaram, por UNANIMIDADE, posição contrária ao retorno presencial das atividades acadêmicas, no dia 02 de fevereiro de 2022, nos campi da Unespar. Os docentes, ainda, deliberaram que a reitoria da UNESPAR:

• Prorrogue, imediatamente, o retorno presencial das atividades acadêmicas por três (3) semanas; faça nova avaliação de segurança sanitária, após esse período, mantendo as atividades remotas, conforme já estabelecidas.
  • Realize, com urgência, reunião com a Diretoria da SINDUNESPAR para discutir o retorno presencial das atividades acadêmicas.
  • Apresente os dados atualizados sobre a situação epidemiológica e sanitária produzidos pela Comissão de avaliação e planejamento de ações de combate à disseminação do novo Coronavírus no âmbito da UNESPAR, que embasaram o retorno presencial das atividades acadêmicas.
  • Exija a obrigatoriedade de passaporte sanitário, com o esquema vacinal completo de todos os membros da comunidade acadêmica da UNESPAR.

A Diretoria da SINDUNESPAR, fundamentada em decisão da categoria docente, oficiou a reitoria da Unespar, por meio dos ofícios 03/2022 e 04/2022 de 01/02/2022 os pleitos da categoria, que até a presente data, ainda não foram respondidos.

Em face disso, a diretoria da Sindunespar, convocará uma nova assembleia geral docente para dar sequência ao debate sobre o atual contexto pandêmico, discutir a omissão da Reitoria em posicionar-se sobre demanda docente urgente, devidamente aprovada em Assembleia e, por fim, debater sobre indicativo de greve sanitária.

Juntos somos mais fortes!

Paranavaí, 03 de fevereiro de 2022.