Sindunespar comunica: Comitê em Defesa do Ensino Superior e agenda de luta

No dia 15 de março os trabalhadores do Brasil disseram um sonoro NÃO à reforma da Previdência Social.  A greve geral mostrou que somente a luta é capaz de colocar um freio às medidas de retiradas de diretos do desgoverno Temer. Como se não bastasse o roubo de 46% do orçamento da União para 2017, os insaciáveis parasitas banqueiros e financistas pretendem aprofundar a recessão, manter taxas de juros elevadas e ampliar suas margens de lucro.

No Paraná não é diferente, em sintonia com o golpista Temer, o governador Beto Richa insiste em sua política de destruição da educação básica e do ensino superior público. Após sucessivos cortes no orçamento das IES paranaenses, em 2017, as últimas medidas anunciadas pela Casa Civil procuram destruir completamente o plano de carreira dos docentes das universidades. Isto é inaceitável.

Para fazer frente contra os ataques do governo, entidades representativas de professores, funcionários e estudantes de todas as IES do Paraná estiveram reunidas no dia 17/03, na sede do Sindprol em Londrina. Na reunião foram dados os primeiros encaminhamentos rumo à reorganização do Comitê em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná. No dia 31/03, na Unespar – Campus Curitiba II (FAP), ocorrerá novo encontro para avançar na discussão de uma carta de princípios e de uma pauta de ações conjuntas.

A diretoria da Sindunespar reuniu-se em Maringá no dia 18/03 e consolidou sua intenção de participar do referido comitê e atuar na construção de uma agenda conjunta de lutas em defesa das IES. Conclamamos para que os professores fiquem atentos à nossa agenda de luta. Todos nas lutas contra o desmonte das IES!

Agenda de luta:

17/03: Reunião para reorganização do Comitê em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná, Sindprol/Londrina;

18/03: Reunião diretoria Sindunespar, UEM, Maringá;

21/03: Reunião na Seti com a participação do Secretário, reitores e sindicatos das IES (Pauta: discussão protocolo da Casa Civil adequação orçamentária das IES);

29/03: Assembleia Geral da Sindunespar, às 16:30h, em todos os Campi da Unespar;

31/03: Audiência pública sobre a reforma da previdência, às 09:00h, na ALEP-PR, com a presença dos Senadores Álvaro Dias, Gleisi Hoffmann, Paulo Paim e Roberto Requião.

Na EMBAP – Unespar Curitiba 1 (Rua Francisco Torres, 253), às 14:00h, reunião do Comitê em Defesa do Ensino Superior Público do Paraná.