A diretoria da SINDUNESPAR vem a público manifestar seu repúdio em relação à atitude da reitoria da UNICENTRO de reabrir uma sindicância contra professores e estudantes que lutaram na greve das universidades estaduais e de outras categorias do serviço público do estado do Paraná.
Se não bastasse a infâmia, que por si só, o ato significa, o fato dele se dar após mais de um ano do encerramento da greve – e mesmo após o Tribunal de Justiça ter arquivado os processos contra as lideranças grevistas – fazem com que ele tenha um caráter ainda mais cruel.
Aos ataques no investimento e manutenção das universidades, à retirada de direitos de professores e demais trabalhadores e ao sucateamento das condições de trabalho, estudo e permanência soma-se a criminalização das lutas daqueles que resistem a este estado de coisas, resultando num quadro de desmanche do caráter gratuito e de qualidade do ensino superior do estado, com o qual a administração da UNICENTRO colabora ao fazer isso.
Nesse sentido, nos solidarizamos aos professores e estudantes imediatamente atingidos pela atitude da Reitoria da UNICENTRO e, novamente, declaramos nosso total repúdio a tal prática.
Curitiba, 17 de junho de 2016