Com o objetivo de aprofundar a discussão no âmbito da UNESPAR acerca das consequências da LGU para as universidades estaduais públicas do Paraná, a SINDUNESPER solicitou ao gabinete da reitoria, no dia 10/08/2024, conforme e-protocolo 22.587.858-7, espaço de tempo para apresentar o relatório do III Seminário da Lei Geral das Universidades (LGU), a fim de expor o entendimento do sindicato a respeito dos problemas que enfrentamos e enfrentaremos diante da implementação da LGU. O sindicato tem claro e alerta a reitoria que a LGU tem impactado e impactará, ainda mais, de forma negativa nas condições de trabalho, no financiamento das universidades e liquidará a autonomia universitária.
Cumpre destacar que em duas situações (3ª SESSÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO realizada em 28/08/2019 e 7ª SESSÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO realizada em 14/12/2021), o Conselho Universitário da UNESPAR rechaçou a LGU, indicando o arquivamento do Projeto de Lei. Nesse sentido, torna-se fundamental retomarmos a discussão sobre os impactos, da agora aprovada Lei Geral das Universidades, para o futuro das universidades estaduais paranaenses. Particularmente na UNESPAR, é preciso considerar que as decisões do Conselho Universitário têm um peso importante, na medida em que indicam a expectativa dos representantes de toda comunidade universitária.
Infelizmente, até o presente momento a administração superior não se manifestou quanto à solicitação da SINDUNESPAR, desconsiderou as decisões do COU, assim como a importância do debate e os riscos que a UNESPAR corre diante da implementação da LGU. É fundamental que estudantes, agentes universitários e docentes mantenham-se vigilantes às novas medidas que serão tomadas pelo Estado e pela reitoria para a implementação da LGU, pois afetarão de forma negativa toda a comunidade universitária.