Campanha Salarial 2025: Data-Base Já!

Novamente, iniciamos o ano de 2025 sem qualquer aceno, por parte do governo Ratinho Júnior, acerca da recomposição dos salários dos servidores públicos pelo índice acumulado da inflação. Até maio deste ano, o percentual acumulado que o governo nos deve se aproximará dos 47%, explicitando um brutal arrocho salarial.

A diretoria da SINDUNESPAR, sendo coerente com o posicionamento adotado desde o início desta gestão, mantém como prioridade a defesa da data-base:

  • Por se tratar de uma pauta que aponta para a valorização do princípio da unidade entre os servidores públicos na luta contra o arrocho salarial promovido pelo governo paranaense;
  • Por entender que é o cumprimento da data-base que viabilizará o atendimento isonômico ao conjunto dos servidores públicos ativos e inativos;
  • Por considerar que essa pauta legitima a greve, cabendo às direções sindicais o papel de mobilização e construção das condições objetivas necessárias para viabilizar a única estratégia capaz de pressionar o governo, qual seja, um amplo movimento grevista.

Entendemos que seria um equívoco priorizar mudanças nas carreiras em detrimento da data-base, na medida em que isso tem contribuído significativamente para inviabilizar a mobilização dos servidores na luta por melhores salários e, ainda, sinaliza ao governo a indisposição de enfrentá-lo.

É preciso que as diferentes categorias do funcionalismo público paranaense priorizem a luta pela data-base, de forma que a possibilidade de sucesso nas negociações com o governo do estado depende, em grande medida, de um movimento unificado dos servidores públicos em defesa do cumprimento da data-base.

Sendo assim, cabe aos sindicatos que representam as diferentes categorias de servidores públicos priorizar a data-base como pauta, buscando construir ações coletivas para o enfrentamento ao arrocho salarial em curso desde 2017. Nesse sentido, priorizar a data-base como pauta de luta implica em romper com o divisionismo e a fragmentação do conjunto dos servidores públicos do estado do Paraná.

ATENÇÃO: CONVIDAMOS TODA A BASE DA SINDUNESPAR A PARTICIPAR DA ASSEMBLEIA DOCENTE QUE OCORRERÁ NO PRÓXIMO DIA 18 DE MAÇO DE 2025, TENDO COMO PAUTA PRINCIPAL A DEFINIÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL 2025.

DATA BASE JÁ!
PELA ABERTURA IMEDIATA DA MESA SE NEGOCIAÇÃO!
EM DEFESA DO DIREITO À RECOMPOSIÇÃO SALARIAL!

Veja também