Nota da Assembleia Geral Docente da Unespar

Os/as docentes da UNESPAR reunidos/as em Assembleia vêm a público repudiar o posicionamento antissindical e anticlassista da maioria dos membros do CEPE, que reunidos na data de hoje, 26/05/2023, deliberaram pela não suspensão do calendário acadêmico. A decisão foi tomada por grande parte dos conselheiros, tendo apenas 06 votos favoráveis à suspensão e uma abstenção. Entendemos que os cargos de representação na gestão devem, pela natureza mesma do cargo, refletir os interesses da classe docente que o elegeu. Com isso, a deliberação do CEPE opera na contramão do que foi aprovado pela base, atuando de modo contraditório o seu papel de representação.

Esta Assembleia docente entende a suspensão do calendário acadêmico como um ato político que se sobrepõe aos argumentos jurídicos, reafirmando o fortalecimento da greve e defendendo a integralidade das ações de ensino, pesquisa e extensão após a retomada das atividades acadêmicas, sem prejuízo aos estudantes. Esclarecemos que o Comando de Greve, assim como a Comissão de Ética que analisa as atividades essenciais que podem ser mantidas no período de greve, estabeleceu diálogo com a gestão superior, apresentando os argumentos que fundamentam tal posicionamento político.

A deliberação ocorrida na reunião do CEPE no dia de hoje deixa claro que a gestão superior da UNESPAR e parte significativa de Diretores de Centro de Área têm um lado, sendo subservientes ao governo do estado do Paraná em detrimento da luta dos docentes em greve de todas as universidades públicas paranaenses.

Nós, docentes em greve e reunidos em Assembleia, diferentemente da maioria dos colegas do CEPE de nossa IEES, seguimos aquilo que nos ensinou Darcy Ribeiro: “Só há duas opções nesta vida: resignar-se ou indignar-se. E eu não vou me resignar nunca!”

VIVA A GREVE DOS DOCENTES DA UNESPAR!
VIVA A LUTA DA CLASSE TRABALHADORA!
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Assembleia Geral dos/as Docentes
Curitiba, 26 de Maio de 2023.

Veja também