Nota da Diretoria Nacional do Andes-SN em repúdio ao Deputado Eduardo Bolsonaro

A Diretoria Nacional do ANDES-SN repudia veemente o discurso de ódio proferido pelo Deputado Eduardo Bolsonaro realizado em 9 de julho de 2023, em Brasília. No dia que lembrávamos do martírio do jovem sapateiro José Martinez e do insuflar da grande greve geral de 1917, em São Paulo, fomos vítimas de uma violência criminalizadora inaudita.

Não se trata aqui de endossar discursos proibicionistas ou condescendentes com a lógica de criminalização e demonização daqueles/daquelas que são massacrado(a)s pelo Estado genocida brasileiro, os “traficantes de drogas”, uma massa de jovens negros diuturnamente assassinado(a)s e encarcerado(a)s em nosso país. Mas sim de nos posicionarmos contra essa disputa de sentidos que intenta criminalizar professores e professoras que, críticos à destruição da vida proporcionada pelo capitalismo, são taxado(a)s como “doutrinadore(a)s”.

Não bastasse o já escandaloso evento pró-armamentismo, é da lógica negacionista e fascista atacar a Educação Pública crítica e autônoma, como deve ser. Nesse sentido, vincula-se mais esse ataque que, entre outras coisas, revela ó ódio, machismo, racismo, sexismo e transfobia. É grave! Uma apologia ao uso de armas é, no mínimo uma ameaça à categoria docente!

• Exigimos a imediata responsabilização do Deputado!
• Cassação já!

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional
Brasília(DF), 11 de julho de 2023

Veja também