Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cleantalk-spam-protect domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sindunespar.org.br/public/wp-includes/functions.php on line 6114 Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the complianz-gdpr domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sindunespar.org.br/public/wp-includes/functions.php on line 6114 Nota da Sindunespar sobre o Regulamento do Tide – Sindunespar

Nota da Sindunespar sobre o Regulamento do Tide

DE FORMA AÇODADA E ANTIDEMOCRÁTICA, REITORIA DA UNESPAR TRAMITA E APROVA RESOLUÇÃO QUE ALTERA O REGULAMENTO DO REGIME DE TRABALHO DE TEMPO INTEGRAL E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA – TIDE

Encaminhado em regime de urgência e sem a devida justificativa, conforme prevê o regulamento do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE da UNESPAR, foi apreciado e aprovado no dia 24 de março em reunião extraordinária do referido conselho superior a minuta de regulamento do Regime de Trabalho de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva – Tide.

Em se tratando de regulamentação que impacta nas condições de trabalho dos docentes da UNESPAR, o mínimo que a reitoria deveria possibilitar é o amplo debate acerca do assunto. No entanto, o caminho escolhido foi outro, qual seja, a utilização da estrutura burocrática para, de forma autoritária e impositiva, tomar decisões que afetam diretamente o trabalho dos docentes.

No espaço do CEPE, com a complacência esmagadora da maioria dos conselheiros, constituído majoritariamente por Diretores de Centro de Área e Pró-Reitores, ou seja, por docentes que também serão afetadas por decisões dessa natureza, a reitoria não teve dificuldades para atender aos desejos do governo do Estado e, antecipar a regulamentação de leis que representam um profundo ataque aos docentes do Ensino Superior Público do Estado do Paraná. Trata-se de uma urgência desnecessária para adequar os regulamentos internos da UNESPAR à Lei 19.594 de 12 de julho de 2018 e à famigerada LGU.

De forma açodada, a administração superior não levou em conta o pedido de vistas apresentado por um dos conselheiros, solicitando mais tempo para discutir e compreender as mudanças apresentadas pela minuta proposta. Além disso, a reitoria desconsiderou o ofício 04/2023 da Diretoria da Sindunespar que solicitava o cancelamento da reunião extraordinária do CEPE e discussão da matéria com a comunidade docente da Unespar. A imposição e a ausência de debate, no que se refere à matéria tramitada e aprovada, expressa o frontal ataque à democracia interna e à autonomia universitária, assim como a subserviência da reitoria ao governo do Estado do Paraná.
A Sindunespar manifesta seu profundo repúdio à postura antidemocrática adotada pela reitoria e pelo CEPE no âmbito desse assunto!

Pelo respeito à democracia interna e à autonomia Universitária!
Pela revogação da LGU!!!

Diretoria da Sindunespar,
Curitiba, 26 de Março de 2023

Veja também