SOBRE O TERMO DE COMPROMISSO DO GOVERNO ESTADUAL

1. Os sindicatos de docentes do ANDES-SN foram convidados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e pelo líder do governo, Deputado Romanelli, para uma reunião na manhã do dia 16 de junho. Em síntese, o governo apresentou documento (Termo de Compromisso) com 7 pontos “para por fim à greve nas universidades”.

2. Esclarecemos que o citado documento não teve o apoio ou acordo de nenhum dos sindicatos do ANDES-SN. Esclarecemos também que os pontos listados no documento foram requentados de discussões e reuniões realizadas desde 2012, direitos garantidos por lei e pelas constituições Federal e Estadual, tais como o Custeio das Universidades e o pagamento da última parcela de 7,14% devida aos docentes. O fato de o governo reproduzir tais pontos em novo Termo de Compromisso nos deixa temerosos sobre sua intenção em cumprir a lei que os garantem.

3. Reiteramos que o motivo da atual greve docente é o reajuste de 8,17%, pago em parcela única, retroativa a maio de 2015. Acreditamos que o governo saiba disso, embora tenha divulgado um termo de compromisso prometendo coisas já acertadas e assinadas em passado recente. Por isso, consideramos descabido o fato de o governo propor o encerramento da greve sem atender 8,17%.

4. Por fim, ao indicar o dia 23 de junho como derradeira data para pacificar os conflitos judiciais impetrados contra nós e abdicar do corte de nossos salários, o Secretário João Carlos Gomes repete, em excesso, o ato de força e de ameaça contra os professores de todas as IEES em greve. Não aceitaremos isto. Fomos convidados à reunião e comparecemos de boa fé. Esperamos que ela não seja transformada em peça judicial ou em ferramenta de chantagem para nos criminalizar, como noutras vezes tentou o Secretário João Carlos Gomes.

Continuamos dispostos ao diálogo e ao entendimento sobre o índice de 8,17%, pago em parcela única, retroativo a maio de 2015, para que o diálogo vença a intolerância e o desrespeito. Não nos obriguem à rendição moral. Somos professores, não somos seus subalternos.

Curitiba, 17 de junho de 2015.

SESDUEM, SINDUEPG, SINDUNESPAR, ADUNICENTRO, ADUNIOESTE