Docentes da Unespar reforçam a posição de preocupação sobre o retorno presencial e pedem resposta da Reitoria

Os docentes da Unespar, em Assembleia Geral da Sindunespar, nesta terça-feira, dia 8 de fevereiro, se reuniram para avaliar a resposta da reitoria sobre os encaminhamentos do retorno das atividades presenciais, além de indicativo de greve.

Como ponto central, a volta das atividades presenciais foi amplamente debatida e avaliada pelos presentes. O tema já havia sido alvo da última assembleia, com documentos enviados à reitoria, que não respondeu os questionamentos da categoria. A diretoria da entidade explicou como se deram as diversas tentativas de contato, sem sucesso.

Os docentes, por unanimidade, aprovaram o pedido para que a Reitoria receba, com urgência, a Diretoria da Sindunespar, para discutir o retorno SEGURO das atividades acadêmicas presenciais e apresente os dados atualizados sobre a situação epidemiológica e sanitária produzidos pela Comissão de avaliação e planejamento de ações de combate à disseminação do novo Coronavírus no âmbito da Unespar, que embasaram o retorno presencial das atividades acadêmicas em 02 de fevereiro de 2022.

Outro ponto, foi o pedido de revisão e atualização dos protocolos sanitários da Unespar, incluindo a exigência da máscara adequada, além da obrigatoriedade de passaporte sanitário, com o esquema vacinal completo de todos os membros da comunidade acadêmica da Unespar, proibindo o acesso dos não vacinados ao ambiente universitário.

Outro ponto importante questionado foi a situação dos docentes que fazem parte do grupo de risco, e que a universidade apresente ao sindicato o número atual de docentes, acima de 60 anos, que são do grupo de risco e que seja assegurado, em função da situação epidemiológica e sanitária, a manutenção do trabalho remoto. O item Indicativo de Greve voltará a ser debatido na próxima Assembleia docente.

A Sindunespar em defesa da categoria docente, acredita em uma posição da reitoria sobre os itens definidos pela categoria, assim como espera uma resposta dos ofícios já enviados. A Sindunespar seguirá defendendo a vida, a saúde e a segurança dos docentes e de toda a comunidade acadêmica da Unespar como prioridade!

Juntos somos mais fortes!

Filie-se à Sindunespar!

Veja também