Em Assembleia, docentes da Unespar decidem que aulas presenciais só voltarão com vacina e medidas sanitárias

Na manhã de sábado, 20 de fevereiro, docentes da Unespar se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária. Em pauta, estavam diversos assuntos pertinentes a categoria, entre eles informes das últimas reuniões com a reitoria e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), além de temas como volta às aulas presenciais e prestação de contas da entidade.

A reunião, realizada online por meio do Google Meet, contou com a participação de docentes dos campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Os informes foram realizados pela diretoria da Sindunespar, na qual o presidente, professor Osmar Martins, expôs sobre a situação de calamidade atual e a preocupação com a Unespar nesse contexto. Também foi relatada sobre a unificação das filiações entre as seções sindicais da Unespar e da Universidade Estadual do Paraná (UEL) (a qual docentes do Campus de Apucarana estão filiados/as).

Além disso, foi exposto sobre as reuniões ocorridas entre a Sindunespar, a Reitoria e com a SETI. A informação é de que não haverá realização de concursos nas universidades antes da aprovação da Lei Geral das Universidades (LGU). A Assessoria Jurídica do Sindunespar explicou que os docentes podem entrar com solicitação de devolução de percentual inconstitucional cobrado em cima do salário no período de 2005 a 2010. A ação faz parte de um processo vencido pelo ANDES-SN. Também será encaminhado um e-mail aos docentes com mais informações detalhadas.

Em relação à volta às aulas presenciais, os/as docentes foram unânimes em decidir que só acontecerá mediante vacina a toda comunidade acadêmica envolvida e condições sanitárias necessárias para o combate ao Covid-19.
Ainda foi abordadas questões relacionadas às progressões e promoções, as quais ainda estão congeladas e sobre a tabela do reajuste salarial/data-base. Como item de pauta, a prestação de contas da Seção referente ao ano de 2020 foi aprovada por unanimidade após ser apresentada pela Tesoureira da entidade, a Professora Marilia Dal Bello.

A assembleia decidiu como encaminhamentos: Envio de Ofício à reitoria sobre o não retorno das aulas presenciais sem vacinas e sem condições sanitárias; Elaboração de Boletim com as informações e ações da Sindunespar; Reunião com conselheiros do Paraná Previdência para manter a base atualizada sobre as ações relacionadas a aposentadoria.

Junte-se à luta e filie-se à Sindunespar!

Veja também