NOTA DA SINDUNESPAR SOBRE EFETIVAÇÃO DE DOCENTES TEMPORÁRIOS/AS

A SINDUNESPAR representa a luta pelos interesses dos professores e das professoras da UNESPAR. Assim sendo, é categoricamente contrária à precarização de boa parte do seu corpo docente, via contratos temporários.

Considerando o Edital Nº 001/2020- CPPS, do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ESPECÍFICO da administração da UNESPAR, para contratação de professores colaboradores (temporários ou substitutos), a diretoria do SINDUNESPAR gostaria de pontuar que o melhor para os professores, para a UNESPAR e para os nossos alunos, seria a imediata efetivação de todos aqueles que estão hoje em contratos temporários.

A UNESPAR deveria exercer a autonomia universitária, garantida pela Constituição Federal e Estadual e, através de seu Conselho, dar posse como professores efetivos a todos aqueles que hoje atuam de forma precarizada em nossa instituição.

O melhor para a educação superior é o fim da precarização do trabalho docente. Sabemos muito bem que um corpo docente efetivo não é garantia de não-precarização, mas isto é o começo e um pré-requisito para futuras melhorias na qualidade da educação superior.

Logicamente que aqueles mais preocupados com procedimentos legais que com o florescer do conhecimento em nossa universidade irão alegar que a efetivação de professores não tem amparo legal.

Para essas pessoas, vamos responder que queremos que a Constituição (Federal e Estadual) deixem de ser desrespeitadas e que o conselho universitário efetive esses professores, muitos dos quais já passaram por várias seleções, tão rigorosas quanto concursos públicos.

Ademais, se esses professores servem para trabalhar como temporários, eles muito mais contribuirão como professores efetivos, sem a insegurança e ansiedade de ficarem sem emprego no próximo ano.

Basta de tanta burocracia dentro da UNESPAR. Queremos que a universidade seja um espaço para que o conhecimento, a ciência, a arte e a criatividade florescerem e busquem sempre o progresso.

E, para isso, precisamos de autonomia na universidade e que a universidade use da sua autonomia para ter um quadro permanente de professores.

Diretoria SINDUNESPAR.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES: FILIE-SE