Nota sobre a situação política nacional

A Sindunespar torna pública sua preocupação com as práticas coercitivas e com a condução arbitrária de investigações que tramitam na Polícia Federal e no Judiciário Brasileiro, e que vem sendo espetacularizadas pela mídia de modo seletivo. Tais coberturas midiáticas têm se mostrado irresponsáveis e descompromissadas com a manutenção das garantias do Estado Democrático de Direito, atentando contra a Constituição de 1988 e as conquistas históricas da recente democracia brasileira, e contribuindo para conduzir o país a um estado de caos e violência generalizados.

É preciso compreender que a luta contra a corrupção, e contra quaisquer outros crimes, assim como a penalização de qualquer culpado precisa ocorrer seguindo os trâmites instaurados pela Constituição, com suas instâncias legais, a garantia de direito de defesa, a presunção de inocência e o sigilo de informações de foro privado. Apenas em estados de exceção vale a regra: “os fins justificam os meios”. Contudo, todos os meios têm sido usados, ao arrepio das leis, para a realização de interesses políticos oposicionistas ao governo legitimamente eleito em 03 de outubro 2014.

Acima de tudo, é necessario preservar as garantias de liberdade e não permitir brechas no sistema judiciário para que pessoas públicas sejam condenadas sem julgamento, assim como garantir que qualquer cidadão brasileiro tenha seu direito de expressar seus posicionamentos políticossem sofrer coerção. Clamamos à população que não permita qualquer tentativa de tomada de poder por vias não democráticas, como a que já vivemos nas décadas de 60 e 70 do século passado, e que trouxe consigo a tortura, o cerceamento de liberdades, a perseguição política e todas as mazelas de um estado de exceção.

Veja também