Sindunespar Manifesta-se em Defesa do Pibid

Considerando a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) à formação dos professores do Brasil;

Considerando que o PIBID está em vigência no país desde 2007 sob coordenação da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Capes e;

Considerando as Metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE),

A SINDUNESPAR (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Paraná), manifesta-se contrário à previsão de cortes no PLOA/2018, referentes aos programas da Educação Básica e a indefinição de novo Edital por parte do governo para o PIBID, em 2018.

Juntamo-nos aos representantes das redes de educação básica e às Universidades para manifestar-se em defesa da continuidade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), assim como pelo seu fortalecimento e contra os cortes estruturais, orçamentários e mudanças na proposta pedagógica do referido programa que vem sendo fortemente realizada pelo governo federal.

Analisamos como retrocesso a nova proposta apresentada como modernização do PIBID por meio da residência pedagógica, onde exclui acadêmicos dos anos iniciais das licenciaturas, momento este que mais o acadêmico pode aprender e contribuir com sua formação pedagógica e com o aprendizado das crianças das escolas de Educação Básica.

Preocupa-nos essa nova proposta do governo, assim como a possibilidade de interrupção do PIBID a partir de fevereiro de 2018. Os prejuízos serão irreversíveis à formação de professores, levando o Brasil em curto prazo às últimas cadeiras dos piores países em níveis educacionais do mundo.

Interromper o PIBID significa retirar cerca de 60 mil bolsas destinadas aos estudantes das licenciaturas em todo o País, prejudicando por volta de 5 mil escolas públicas da educação básica, além de agravar a evasão no ensino superior. É isto que o governo e o Ministério da Educação pretende?

Entendemos que a UNESPAR – recém criada – tem contribuído com a formação de professores da Educação Básica e o PIBID tem colaborado para a permanência do acadêmico nos cursos de licenciaturas. Acabar com o PIBID significa prejudicar a formação de professores.

Para se ter ciência da importância deste Programa, somente na UNESPAR, em seus 07 (sete) campi (União da Vitória, Campo Mourão, Apucarana, Paranavaí, Paranaguá e Curitiba I e II), são 785 estudantes de graduação, orientados por 151 supervisores em 97 escolas básicas em todo o Estado do Paraná, organizados em 40 subprojetos de licenciaturas coordenados por 51 professores do ensino superior, 4 coordenadores de gestão e uma coordenação institucional.

O PIBID da UNESPAR traz benefícios a educação de todas as regiões do Paraná e do Planalto Norte Catarinense, com um projeto pedagógico que proporciona o suporte a professores efetivos de salas de aula de escolas públicas. Acabar com o PIBID significa prejudicar diretamente a formação dos professores e a Educação como um todo.

Em vista disso, assim como outras leituras e observações, não podemos aceitar a redução de investimentos por parte do governo federal e a transformação do acadêmico bolsista do PIBID em um substituto do professor efetivo nas escolas básicas.

SINDUNESPAR
Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Paraná
Seção Sindical do ANDES

Veja também