RESPEITO ÀS DECISÕES DAS BASES E CONTINUIDADE DA LUTA PELA RECOMPOSIÇÃO SALARIAL

O Comando Estadual de Greve realizou, na tarde desta sexta-feira, dia 9 de junho, uma reunião para avaliar as decisões das assembleias em cada universidade e seguir unificado em nossas lutas, apesar de pontualmente termos decisões diferentes sobre as formas e o tempo de fazê-las.

Sobre as decisões das assembleias nas universidades

Entendemos que as decisões nesse processo de greve são sempre dinâmicas, pois dependem de como as forças políticas estão se movimentando e de como as bases avaliam esses passos para sequência da luta. É, portanto, completamente compreensível e legítimo que algumas assembleias tenham deliberado pela permanência na greve, enquanto outras decidiram pela suspensão. O que nos unifica neste processo é a luta contra a intransigência do governo Ratinho Jr e a necessidade de seguir pressionando pela recomposição dos nossos salários, que hoje tem defasagem de mais de 42%.

Nesse sentido, o Comando Estadual de Greve reforça o respeito às decisões democráticas das assembleias locais, princípio importante do sindicalismo que defendemos.

Próximos passos para a luta

As assembleias realizadas na última quarta-feira, dia 7 de junho, bem como esta reunião de avaliação do Comando Estadual de Greve, movimentam o cenário da luta, de modo que novas avaliações devem ser realizadas pelas bases na próxima semana.

O Comando Estadual de Greve segue atuando, pois em alguns locais as greves foram apenas suspensas, e podem voltar caso o governo não negocie. Como deliberação, o comando vai protocolar um ofício solicitando uma reunião com a Casa Civil. A intenção é buscar mais elementos sobre o plano de carreira, que contém parte da recomposição dos salários, e estabelecer efetivamente a forma e os prazos para a negociação ocorrer.

Veja também