Assembleia docente aprova prorrogação de mandato da diretoria da Sindunespar e delega representantes para CONAD

Reunidos/as em Assembleia Geral Extraordinária no dia 17 de julho por via remota, docentes filiados/as a Sindunespar aprovam prorrogação do mandato da atual diretoria da seção sindical. Na seção também foram aprovadas as delegações para representação da classe de docentes no 8º Conselho Extraordinário do Andes-SN (CONAD), que acontecerá nos dias 30 e 31 de julho.

A prorrogação do mandato da atual diretoria é devida à pandemia causada pela COVID-19. Após discussão, os filiados presentes na assembleia aprovaram que, em período de até 12 meses, a atual chapa continua na presidência da seção sindical vinculada ao ANDES. Para compor a delegação ao CONAD, o professor Osmar Martins de Souza ocupou a representação como delegado e a professora Marília Gonçalves Dal Bello e o professor Renan Bandeirante de Araújo como observadores/as.

Também foi aprovado ad referendum por unanimidade o ingresso de novas filiações ao sindicado. Destaca-se, ainda, outros informes pertinentes que foram relatos na reunião.

Em relação às solicitações demandadas a Seti e a Unespar (https://sindunespar.org.br/todos/sindunespar-exige-direitos-dos-docentes-em-oficios-enviados-a-reitoria-da-unespar-e-a-seti/), a reitoria da instituição alegou que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) recebeu informação dos campi sobre a interrupção do pagamento do adicional noturno que será pago conforme as informações que constam no Plano de Atividades Docentes (PAD), assim, será feito pagamento do adicional noturno referente aos meses de março, abril e maio retroativamente.

Quanto às contratações, a direção da Universidade informou que ocorrem normalmente, sem qualquer alteração. A direção da Universidade solicitou que sejam reportados casos omissos. Por fim, quanto às progressões e promoções, a Reitoria informou que Unespar está submetida ao sistema de gerenciamento de pessoal Meta 4, e portanto, as decisões e encaminhamentos são feitos pela Secretaria de Estado de Administração e Previdência do Paraná (SEAP).

Na prestação de contas, a tesoureira Marília destacou que há necessidade de novas filiações para que haja receita suficiente para as despesas da seção sindical. Além disso, o professor Osmar informou que a Sindunespar tem amparo Jurídico (link) para docentes tanto para questões relacionadas a carreira quanto a outras demandas jurídicas, como por exemplo, crimes cibernéticos comuns na atualidade.

Por fim, a atual diretoria posicionou-se contra o ensino remoto em pandemia e que estará mais atenta quanto as decisões da direção da Universidade sobre o tema. Um dos problemas elencados é a evasão estudantil causada pelas atividades remotas ininterruptas mesmo diante da crise do ensino causada pela COVID-19.

A diretoria da Sindunespar fica a disposição para dúvidas e explicações em seus canais digitais ou no WhatsApp 44 9897-2484.